VIDEOS | DOWNLOADS | COISAS BIZARRAS | DICAS FACEBOOK | HUMOR | JOGOS | SEXY | FOTOS
Sábado, 12 de Novembro de 2011

12 DE NOVEMBRO... DIA HISTÓRICO PARA OS TIMORENSES.

Timor-Leste (oficialmente chamado de República Democrática de Timor-Leste), no sudeste asiático, é um dos países mais jovens do mundo.

De acordo com alguns antropólogos, um pequeno grupo de caçadores e agricultores já habitava a ilha de Timor por volta de 12 mil anos a.C. Há documentos que comprovam a existência de um comércio esporádico entre Timor e a China a partir do século VII, ainda que esse comércio se baseasse principalmente na venda de escravos, cera de abelha e sândalo, madeira nobre utilizada na fabricação de móveis de luxo e na perfumaria, que cobria praticamente toda a ilha.

O primeiro contato europeu com a ilha foi feito pelos portugueses quando estes lá chegaram em 1512 em busca do sândalo. Durante quatro séculos, os portugueses apenas utilizaram o território timorense para fins comerciais, explorando os recursos naturais da ilha.

Até Agosto de 1975, Portugal liderou o processo de auto-determinação de Timor-Leste, promovendo a formação de partidos políticos tendo em vista a independência do território. Quando as forças pró-indonésias atacam as forças Portuguesas no território, estas são obrigadas a deixar a ilha de Timor. Dá início à Guerra Civil entre a FRETILIN (Frente Revolucionária de Timor-Leste) e as forças pró-Indonésias. A FRETILIN saiu vitoriosa da guerra civil e proclamou a independência a 28 de Novembro do mesmo ano (1975), o que não foi reconhecido por Portugal. A proclamação da independência por um partido de tendência Marxista levou a que a Indonésia invadisse Timor Leste. Em 7 de Dezembro, os militares indonésios desembarcavam na capital Díli, ocupando brevemente toda a parte oriental de Timor, apesar do repúdio da Assembleia-Geral e do Conselho de Segurança da ONU, que reconheceram Portugal como potência administrante do território.

A ocupação militar da Indonésia em Timor-Leste fez com que o território se tornasse a 27.ª província indonésia, chamada "Timor Timur". Uma política de genocídio resultou num longo massacre de timorenses. Centenas de aldeias foram destruídas pelos bombardeios do exército da Indonésia.

A visita do Papa João Paulo II a Timor-Leste, em outubro de 1989, foi marcada por manifestações pró-independência que foram duramente reprimidas. No dia 12 de Novembro de 1991, o exército indonésio disparou sobre manifestantes que homenageavam um estudante morto pela repressão no cemitério de Santa Cruz, em Díli. Cerca de 200 pessoas foram mortas no local. Outros manifestantes foram mortos nos dias seguintes, "caçados" pelo exército da Indonésia.

A causa de Timor-Leste pela independência ganhava repercussão e reconhecimento mundial… aumentava a pressão para que a independência fosse feita através de uma solução negociada.

Em 1999, os governos de Portugal e da Indonésia começaram, então, a negociar a realização de um referendo sobre a independência do território, sob a supervisão de uma missão da Organização das Nações Unidas. No mesmo período, o governo indonésio iniciou programas de desenvolvimento social, como a construção e recuperação de escolas, hospitais e estradas, para promover uma boa imagem junto aos timorenses.

No dia 30 de agosto de 1999, mais de 98% da população timorense foi às urnas para votar na consulta popular, e o resultado apontou que 78,5% dos timorenses queriam a independência.

Uma lei indonésia aprovava milícias que “defendessem” os interesses da nação, em Timor-Leste, e então, homens armados mataram nas ruas todas as pessoas suspeitas de terem votado pela independência. Milhares de pessoas foram separadas das famílias e colocadas à força em caminhões, cujo destino ainda hoje é desconhecido (muitas levadas a Kupang, no outro lada da ilha de Timor, pertencente a Indonésia). A população começou a fugir para as montanhas e buscar refúgio em prédios de organizações internacionais e nas igrejas. Os estrangeiros foram evacuados, deixando Timor entregue à violência dos militares e das milícias indonésios.

A ONU decide criar uma força internacional para intervir na região. Em 22 de setembro de 1999, soldados australianos sob bandeira da ONU entraram em Díli e encontraram um país totalmente incendiado e devastado. Grande parte da infra-estrutura de Timor-Leste havia sido destruída e o país estava quase totalmente devastado. Xanana Gusmão, líder da resistência timorense, foi libertado logo em seguida.

Em abril de 2001, os timorenses foram novamente às urnas para a escolha do novo líder do país. As eleições consagraram Xanana Gusmão como o novo presidente timorense e, em 20 de Maio de 2002, Timor-Leste tornou-se totalmente independente.

Natália Carrascalão, a embaixadora de Timor-Leste em Portugal, recordou o dia difícil que viveu há 20 anos (em 12 de novembro de 1991) com as notícias do massacre de Santa Cruz. Diz que “Santa Cruz ajudou a que atingíssemos a independência, Santa Cruz ajudou a levar Timor-Leste para a ribalta, porque estavam jornalistas estrangeiros em Timor. E não é por acaso que consideramos o dia 12 de Novembro como o Dia dos Jovens Timorenses.”

A Indonésia nunca assumiu o real número de vítimas que fez nesse dia e ainda se desconhece o lugar onde muitas estão sepultadas.

A embaixadora diz ainda:Timor é um país soberano, que vai vencer. Valeu a pena ter-se lutado pela independência e até agora tem dado provas de que é capaz e merece a confiança de toda a comunidade internacional, em especial de Portugal que nos ajudou a ser independentes.”

A canção "TIMOR", gravada em 1999 pela banda portuguesa Trovante, interpretada por Luís Represas (veja o vídeo abaixo), com poema de João Monge e música de João Gil, é um hino à independência e paz do território timorense.

Fontes: http://pt.wikipedia.org; http://www.dn.pt


publicado por Mari Ortiz às 16:46
link do post | comente este post | favorito
Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

10º lugar
Conheça as 30 melhores e mais originais mensagens de Feliz Aniversário para enviar por SMS

9º lugar
Onde encontrar modelos de certificados e diplomas prontos a imprimir

8º lugar
Escutar rádios com músicas relaxantes

7º lugar
Capas de cd e dvd para download

6º lugar
Lista de sites para assistir futebol online

5º lugar
Faça e imprima cartões de visita gratuitamente

4º lugar
Como seleccionar todos os seus amigos para um evento no Facebook com um só clique

3º lugar
Aprenda a tocar piano pela internet através de um teclado virtual

2º lugar
Saiba como facilmente encontrar pessoas pelo nome, apelido, cidade, país, nickname, telefone, etc.

1º lugar
O Jogo do Labirinto Assustador do Exorcista

TRANSLATE THIS BLOG

QUEM SOMOS

CRIADOR E AUTOR PRINCIPAL

★ ░ » » José Coelho« « ░ ★

AUTORES CONVIDADOS

António Gralhas

Mari Ortiz

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM! Clique para saber como

Divulgue o Internet para Todos no seu blog
Internet para Todos

O que mais gosta de ver neste blog?
Curiosidades
Dicas úteis
Imagens
Música
Videos
Downloads
Jogos
Links úteis
Humor
Resultado

pesquise no blog

 

mais posts aqui

Blog Widget by LinkWithin

TEMAS

video do dia

youtube

videos

coisa criativa

música

cinema

brasil

facebook

pérolas do youtube

natureza

coisa bizarra

portugal

mulher

wallpapers

criatividade

internet

animais

google

redes sociais

humor

fotografia

curiosidades

download grátis

download

mundo animal

celebridades

jogos online

arte

trilhas sonoras de filmes

youtube filmes

turismo

fotografias

imagens

saúde

tecnologia

vimeo

hoje descobri

microsoft

china

futebol

natal

filmes

jogos

dicas

twitter

videoclipes musicais

videos engraçados

visita virtual

estados unidos

serviços online

cães

mapas

carros

infografias

lugares do mundo

moda feminina

japão

videos de animais

videos divertidos

astronomia

ferramentas online

gifs animados

curiosidade

design

flores

mulheres

baixar grátis

vida

games online

gatos

imagens de fundo

motores de busca

serviços web

automóveis

índia

arte digital

fotos

google maps

hilário

amor

como fazer

cristiano ronaldo

mp3

trailers

videos musicais

videos virais

animais selvagens

arte criativa

crianças

londres

photoshop

reflexão

rio de janeiro

sites úteis

videos explicativos

ciência

cores

europa

lisboa

livros

todas as tags