Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

COISA HILÁRIA… VISITANTES “DEMASIADO BONITOS” NÃO SÂO BEM VINDOS NA ARÁBIA SAUDITA.

29.04.13 | Mari Ortiz

Segundo a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, na sua secção de "Conselhos aos Viajantes", é bom lembrar que "na Arábia Saudita vigora o código da lei islâmica que regula todos os aspetos da vida social, económica e religiosa". Aconselham os visitantes a "respeitar escrupulosamente os costumes e usos locais, designadamente a obrigatoriedade para as senhoras de usar em público uma túnica preta, de nome "abbaya" (que cobre o corpo desde o pescoço aos pés)". Além disso, "as senhoras deverão ter consigo um lenço ou véu que possa ser utilizado para cobrir a cabeça" ("a polícia religiosa, localmente conhecidos como "Mutawwa" pode exigir que cubram o cabelo"). Os homens devem "vestir sobriamente, evitando as camisas e calções curtos, sob pena de lhes ser interdita a visita a lugares públicos". Saliente-se ainda que, existe "segregação de género em lugares públicos, havendo em muitos estabelecimentos comerciais, cafés e restaurantes zonas para homens e outra para famílias, incluindo-se nesta categoria as mulheres não acompanhadas".

Este conservadorismo até já é conhecido e, normalmente, respeitado pelo viajante que lá pretenda ir… ou toma-se certos cuidados, ou cria-se sérios problemas. Entretanto, em Riade, capital da Arábia Saudita, durante um muito tradicional festival (Jenadrivah) dedicado anualmente à cultura e tradições do país, ocorreu um fato que me parece hilário: durante o evento, houve problemas com a beleza de elementos da delegação dos Emirados Árabes Unidos. Pois, é verdade! A polícia religiosa ordenou a expulsão de três homens por serem “demasiados bonitos”. A “Comissão para a Promoção da Virtude e Prevenção do Vício” (organismo que zela pelo cumprimento da sharia - lei islâmica) terá receado que tivessem demasiado impacto junto ao público feminino.  

A identidade dos homens expulsos não foi revelada. Mas eis que surgiu um nome e imagens de um dos possíveis elementos: Omar Borkan Al Gala, fotógrafo, modelo, ator e poeta. Al Gala, do Dubai, destacou a notícia da expulsão no seu Facebook e um blogue terá incendiado o rastilho confirmando que ele era um dos presumíveis culpados pelo "crime" da beleza.

Confirmando-se ou não que o seu rosto assustou a polícia religiosa da Arábia Saudita, o certo é que a fama já ninguém lhe tira. Cada vez mais viral na net, o modelo-poeta aproveita o frenesim mediático, publicando no Facebook fotos destinadas a enaltecer os seus dotes (e não há como negá-los, o rapaz tem lá seus encantos), para além de frases inspiradoras.

Fica a pergunta que não quer calar: a tão conservadora Arábia Saudita passará a ter atenção à beleza dos visitantes?

Fonte: http://fugas.publico.pt

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.