VIDEOS | DOWNLOADS | COISAS BIZARRAS | DICAS FACEBOOK | HUMOR | JOGOS | SEXY | FOTOS
Domingo, 13 de Setembro de 2009

Internet comemora 40 anos de existência. É verdade, tal como o autor deste blog!

Parece mentira, mas é verdade. Quatro décadas já cá cantam. A internet completou 40 anos de existência desde o surgimento a 2 de Setembro de 1969 (por coincidência, data do nascimento do autor deste blog) do projecto Arpanet, percursor da rede tal como hoje é conhecida. Desde então, a rede converteu-se num elemento essencial na vida profissional, e académica em todo o mundo.

Hoje em dia, o utilizador pode estar conectado ao correio electrónico e navegar pela rede mundial de computadores. Contudo, quando o projecto ARPANET surgiu, não existiam procedimentos ou sistemas que permitissem computadores diferentes a compartilhar informações.

 

Na década de 90, a Internet começava a tornar-se num elemento da vida quotidiana, ainda que o seu aparecimento massivo produziu até agora tarefas tão comuns como ler notícias num jornal, comprar bilhetes para concertos ou comprar uma viagem deixaram de ser um transtorno físico feitas apartir de casa. Apesar das inúmeras vantagens da internet, os seus utilizadores podem ser vítimas de fraude, contudo, o medo da burla ainda faz com que muitos prefiram realizar as suas tarefas nos devidos locais.

Ainda assim, a data do seu verdadeiro aparecimento tem gerado alguma controvérsia, pois não é consensual que o início da Internet coincida com esta primeira transferência de dados. Isto porque, por exemplo, o primeiro browser, denominado Mosaic, só surgiu em Abril de 1993.

 

Fonte: IOL Diário

publicado por José Coelho às 11:18
link do post | comente este post | favorito
4 comentários:
De No Name a 13 de Setembro de 2009 às 16:45
Pois, olha que coincidência... Será mesmo??? Hummm... não sei mano, foste sempre muito ligado ás tecnologias, eu cá para mim... Foste tu quem inventou a internet, e não queres dizer nada a genti...

Já agora, aproveito para te colocar uma questão:
- De onde vem toda a informação que obtemos na internet? E como é possível que liguemos o nosso computador em casa e ao clicarmos num site... conseguimos ter acesso a tanta informaçao?? Onde está guardada?? Quem pôe lá essa informação??

JIkas ;)

Parabéns!
De José Coelho a 14 de Setembro de 2009 às 16:20
Questões muito pertinentes que me colocaste, mana No Name. Tal como um computador, que nada é sem software, também a internet em si mesma não passa de uma enorma rede mundial que interliga computadores e outras redes. Essas redes, normalmente, estão resguardadas em servidores. São os serviços que funcionam sobre a internet que lhe dão a utilidade que todos nós já conhecemos, desde a informação que nela encontramos, desde e-mail, etc. Muitos desses serviços já são conhecidos da maioria, desde empresas como o Google, o Sapo, o Yahoo, etc. Depois temos outros tantos serviços, de entre milhares, desde a Wikipedia, Youtube, bom...you name it! Portanto, a maravilha da internet é mesmo essa, ela é um computador dentro de outro computador. Está tudo online. Agora, temos é de perceber se a informação que pesquisamos é fidedigna ou não. Existe muita informação falsa, pelo que se torna importante conseguirmos discernir o que de facto nos interessa. Espero ter respondido às tuas perguntas.
P.S. E olha que não existem coincidências, segundo uma pesquisa que fiz no Google. Mas, nunca se sabe.
De No Name a 15 de Setembro de 2009 às 18:02
Adorei a explicação! A ver se entendi. É como, numa empresa, vários computadores estão ligados por rede. Só que na internet, estão ligados por rede "internet", dispondo toda a informação online para todo o mundo. Entendi bem?

E já agora,outra pergunta pertinente... Quando apagamos os nossos e-mails, para onde vão? Sim, que eu li a explicação para onde vão os documentos que eliminamos no nosso PC! Mas e os mails??? E as fotos que apagamos do nosso perfil, tipo hi5 e etc?? Para onde vão?? É possível alguém recuperar esses documentos, tal como nós podemos recuperar documentos que eliminámos no nosso PC???

Jikas
De José Coelho a 16 de Setembro de 2009 às 14:57
Exacto, é mais ou menos isso, sim.
Quanto aos nossos e-mails, queres saber para onde vão depois de apagados? Bom...tu quando abres uma conta de e-mail, ou de Hi5, Facebook, etc, tens de concordar com os termos de utilização deles, certo? O problema é que ninguém lê os termos de utilização antes de abrir contas. Por exemplo, nas tuas mensagens do Gmail, nunca reparaste na publicidade à tua direita, que aparece compilada por palavras que estão escritas nas mensagens? Quem gosta de teorias de conspiração, costuma afirmar que o Google é o Big Brother dos tempos actuais. Lê este texto sobre invasão de privacidade:
O usuário de GMail não tem o direito de deletar as mensagens (pode apenas ocultá-las de si próprio, mas Google continua arquivando-as por tempo indeterminado). As mensagens continuam arquivadas mesmo que o usuário cancele o serviço.

** Todas as mensagens recebidas são percorridas pelo Google em busca de palavras-chave, para inclusão de publicidade sensível ao conteúdo. Quando o destinatário (usuário do GMail) abre a mensagem, vê também propaganda relacionada ao assunto do e-mail. Isso implica que um usuário do GMail abre mão não (apenas) de sua privacidade, mas também (e especialmente) da privacidade dos seus remetentes, que podem nem mesmo ter ciência disso. Tais questões levaram nada menos que 31 organizações civis dos Estados Unidos a pedir a suspensão do GMail (http://dynamics.org/Altenberg/CURRENT_AFFAIRS/GMAIL/GmailLetter.htm).

Portanto, o melhor é confiar que nada de mal nos vai acontecer, se não, ninguém mandava e recebia e-mails e voltavam todos a escrever cartas em papel. Vamos poupar as árvores.

Comentar post

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

10º lugar
Conheça as 30 melhores e mais originais mensagens de Feliz Aniversário para enviar por SMS

9º lugar
Onde encontrar modelos de certificados e diplomas prontos a imprimir

8º lugar
Escutar rádios com músicas relaxantes

7º lugar
Capas de cd e dvd para download

6º lugar
Lista de sites para assistir futebol online

5º lugar
Faça e imprima cartões de visita gratuitamente

4º lugar
Como seleccionar todos os seus amigos para um evento no Facebook com um só clique

3º lugar
Aprenda a tocar piano pela internet através de um teclado virtual

2º lugar
Saiba como facilmente encontrar pessoas pelo nome, apelido, cidade, país, nickname, telefone, etc.

1º lugar
O Jogo do Labirinto Assustador do Exorcista

TRANSLATE THIS BLOG

QUEM SOMOS

CRIADOR E AUTOR PRINCIPAL

★ ░ » » José Coelho« « ░ ★

AUTORES CONVIDADOS

António Gralhas

Mari Ortiz

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM! Clique para saber como

Divulgue o Internet para Todos no seu blog
Internet para Todos

O que mais gosta de ver neste blog?
Curiosidades
Dicas úteis
Imagens
Música
Videos
Downloads
Jogos
Links úteis
Humor
Resultado

pesquise no blog

 

mais posts aqui

Blog Widget by LinkWithin

TEMAS

video do dia

youtube

videos

coisa criativa

música

cinema

brasil

facebook

pérolas do youtube

natureza

portugal

coisa bizarra

mulher

wallpapers

criatividade

internet

animais

google

redes sociais

humor

fotografia

download

curiosidades

download grátis

mundo animal

arte

celebridades

jogos online

trilhas sonoras de filmes

youtube filmes

fotografias

hoje descobri

turismo

imagens

saúde

tecnologia

vimeo

microsoft

china

futebol

filmes

natal

dicas

jogos

twitter

videoclipes musicais

videos engraçados

visita virtual

estados unidos

serviços online

cães

mapas

carros

infografias

lugares do mundo

moda feminina

japão

videos de animais

videos divertidos

astronomia

ferramentas online

gifs animados

curiosidade

design

flores

mulheres

baixar grátis

vida

games online

gatos

imagens de fundo

motores de busca

serviços web

automóveis

índia

amor

arte digital

fotos

google maps

hilário

como fazer

cristiano ronaldo

mp3

trailers

videos musicais

videos virais

animais selvagens

arte criativa

crianças

londres

photoshop

reflexão

rio de janeiro

sites úteis

videos explicativos

ciência

cores

europa

lisboa

livros

todas as tags