VIDEOS | DOWNLOADS | COISAS BIZARRAS | DICAS FACEBOOK | HUMOR | JOGOS | SEXY | FOTOS
Domingo, 29 de Junho de 2008

Familias portuguesas usam Windows Live Messenger para diminuir distância entre gerações

Windows Live Messenger já é mais popular que o e-mail, cartas ou mensagens de texto e os portugueses são os que mais familiares têm na sua lista de contactos Windows Live Messenger.

Até os avós gostam de usar o Windows Messenger! Os portugueses (63%) lideram na comunicação com familiares via Messenger durante o período de férias segundo os resultados de um inquérito levado a cabo pelo Windows Live sobre o papel que desempenham as novas tecnologias, como o Messenger, no modo de comunicar das famílias, o Windows Live é apontado pelos utilizadores como o meio de comunicação mais na moda, logo depois do telefone.


Em Portugal, o Windows Live Messenger é tão popular que pais, irmãos, cônjuges e até mesmo avós preferem comunicar através do Windows Live Messenger do que utilizar o SMS/MMS, cartas, email ou sites de redes sociais.


Cerca de 25% dos portugueses inquiridos passa aproximadamente 10 horas por semana a utilizar o Windows Live Messenger. De facto, a maioria dos inquiridos fala com a família através do Windows Live Messenger e 30% usa-o para manter contacto com seis a dez elementos da família.


Irmãos e primos (74% e 48% respectivamente) são os que mais comunicam entre si através do Windows Live Messenger e cerca de 24% dos portugueses usam-no para comunicar com os seus pais ao longo da semana. África do Sul (77%) e a Polónia (74%) são os países que mais utilizam o Windows Live para falar com familiares no estrangeiro, seguidos por Portugal com cinquenta e cinco por cento.


Quanto aos temas abordados, as notícias/troca de impressões, mexericos/bisbilhotice e matérias práticas (58% em Portugal) são os tópicos mais populares de conversação na maioria dos países. A excepção dá-se na Bulgária, onde o tópico preferido é o emprego/carreira (71%) e na Hungria, com os eventos e festas a representar 60% dos assuntos discutidos.


Uma mãe Windows Live Messenger confessou: "Quando os meus filhos foram para universidade, tinha de implorar para que me telefonassem. Mas agora com o Windows Live Messenger, em vez disso, posso ver quando estão online e pedir-lhes para que façam uma vídeo-chamada".


De facto, a grande maioria das famílias actuais está extremamente bem informada sobre quais as melhores opções de comunicação online. Cada vez mais popular, o Windows Live Messenger é também a ferramenta utilizada por metade dos inquiridos para partilhar fotografias e ficheiros, uma vez que a consideram mais fácil e rápida face ao email. Actualmente, perto de um terço dos portugueses usa o Windows Live Messenger como uma forma divertida e sem custos para efectuar uma vídeo-chamada e estar cara a cara com os seus familiares.


Um "avozinha" digital confessou a sua euforia em relação às possibilidades do Windows Live Messenger: "Eu vi a minha neta pela primeira vez através do Windows Live Messenger e pude cantar-lhe os parabéns no seu primeiro aniversário. Agora falamos todos os domingos à noite e o melhor é que não tenho de me preocupar com as enormes contas para pagar no fim do mês".


Windows Live Messenger ultrapassa fronteiras


A distância não reduz a utilização do Windows Live Messenger. Pelo contrário, pode até encorajar o uso mais frequente. Mais de 55% dos portugueses utiliza regularmente o Windows Messenger para comunicar com membros da sua família residentes no estrangeiro. Uma tendência que tende a crescer dado que cada vez mais as pessoas procuram outros países para trabalhar e viver. Mesmo durante o período de férias esta tendência mantém-se, com 63% dos portugueses a utilizar o Windows Live Messenger para comunicar com os familiares.


"As famílias podem viver fisicamente longe, mas de certo que não estão distantes - de facto, descobrimos que os laços familiares estão ainda mais fortes", afirmou Diogo Marnoto, Sales Manager da Microsoft. "O Windows Live Messenger é popular, porque é uma forma fácil, gratuita e divertida para manter as famílias unidas, quer estejam separadas por um ou mil quilómetros".


Para Judi James, Especialista em Comportamento, "os resultados deste estudo são verdadeiramente interessantes, sobretudo porque revelam a forma como a comunicação e tecnologia estão inexplicavelmente ligados. À medida que as novas tecnologias evoluem - é o exemplo das chamadas de vídeo através do Windows Live Messenger - vemos os elementos mais novos das famílias a utilizá-las e integrá-las junto dos restantes familiares, o que abre portas a novas formas de toda a família se manter em contacto. É muito interessante observar a rapidez com que os novos produtos entram no quotidiano das gerações mais velhas e se tornam centrais nele. Isto só prova que a união familiar está a tornar-se mais forte mesmo perante adversidades como o tempo, a distância e situação económica. As famílias adoptarão serviços como Windows Live Messenger para se manterem em contacto".


Talvez sem surpresas, as discussões familiares acontecem tão facilmente online como pessoalmente. E quando acontecem, a maioria dos inquiridos acha mais fácil esconder-se atrás de um teclado. Quase 60% dos portugueses admite ser capaz de dizer coisas quando está online que não seria capaz de dizer cara-a-cara. Finlandeses e Turcos (63% e 62% respectivamente) são os que mais se escondem atrás do Windows Live. Polacos e Suíços são os que menos empregam o Windows Live para resolver problemas familiares - com apenas 25%.


De acordo com Judi James "A natureza da comunicação por mensagens instantâneas significa que não é necessário haver uma conversação cara-a-cara, o que se traduz numa maior facilidade em discutir assuntos com os quais as pessoas, especialmente os jovens, não se sentem confortáveis. É muito bom haver esses meios alternativos para comunicar e para os pais está a abrir novos canais de comunicação".


Mas qualquer discussão é também rapidamente resolvida através do Windows Live Messenger, bastando por exemplo o simples envio de um smile. Quando se trata de um pedido de desculpa mais sério, 28% dos lusos confia no Windows Live Messenger para resolver problemas de família mais complicados.


Algumas pessoas podem pensar que pedir desculpa através do Windows Live Messenger é uma prova de cobardia, mas ajudou-me realmente a apaziguar as discussões entre com a minha mãe", afirmou uma jovem portuguesa. "Tenho o tempo necessário para pensar no que vou dizer - e, porque exige um menor confronto, tendemos a resolver os problemas mais rapidamente".


Este estudo foi realizado na Áustria, Finlândia, Portugal, Suíça, Irlanda, Turquia, África do Sul, Bulgária, Grécia, Polónia, República Checa, Hungria e Roménia a um total de 30.000 inquiridos utilizadores da internet - homens e mulheres, desde teenagers a pessoas com 60 anos ou mais. O trabalho de campo foi realizado durante o mês de Abril de 2008.


Mais rápido que o e-mail e mais fácil que o telefone, o Windows Live Messenger é um Serviço de Mensagens Instantâneas (IM) gratuito que permite aos utilizadores conectarem-se entre si em tempo real e expressarem-se de forma fácil, eloquente e divertida. O Windows Live Messenger é utilizado por mais de 294 milhões de pessoas por mês, o que o torna o maior serviço de Mensagens Instantâneas do mundo. É também o único Serviço de IM que disponibiliza vídeo em ecrã total e a partilha de ficheiros virtualmente ilimitada. Diariamente 2,5 biliões de mensagens são enviadas em todo o mundo através do Windows Live Messenger e a cada momento mais de 15 milhões de pessoas estão a utilizar o Windows Live Messenger - disponível em, para quem ainda não sabe,

messenger.live.com

.

Fonte: Universia.pt

publicado por José Coelho às 22:21
link do post | comente este post | favorito
1 comentário:
De Sport TV a 2 de Maio de 2011 às 00:46
O messenger ja nao se usa assim tanto. Hoje em dia ha outros serviços bem melhores

Comentar post

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

10º lugar
Conheça as 30 melhores e mais originais mensagens de Feliz Aniversário para enviar por SMS

9º lugar
Onde encontrar modelos de certificados e diplomas prontos a imprimir

8º lugar
Escutar rádios com músicas relaxantes

7º lugar
Capas de cd e dvd para download

6º lugar
Lista de sites para assistir futebol online

5º lugar
Faça e imprima cartões de visita gratuitamente

4º lugar
Como seleccionar todos os seus amigos para um evento no Facebook com um só clique

3º lugar
Aprenda a tocar piano pela internet através de um teclado virtual

2º lugar
Saiba como facilmente encontrar pessoas pelo nome, apelido, cidade, país, nickname, telefone, etc.

1º lugar
O Jogo do Labirinto Assustador do Exorcista

TRANSLATE THIS BLOG

QUEM SOMOS

CRIADOR E AUTOR PRINCIPAL

★ ░ » » José Coelho« « ░ ★

AUTORES CONVIDADOS

António Gralhas

Mari Ortiz

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM! Clique para saber como

Divulgue o Internet para Todos no seu blog
Internet para Todos

O que mais gosta de ver neste blog?
Curiosidades
Dicas úteis
Imagens
Música
Videos
Downloads
Jogos
Links úteis
Humor
Resultado

pesquise no blog

 

mais posts aqui

Blog Widget by LinkWithin

TEMAS

video do dia

youtube

videos

coisa criativa

música

cinema

brasil

facebook

pérolas do youtube

natureza

portugal

coisa bizarra

mulher

wallpapers

criatividade

internet

animais

google

redes sociais

humor

fotografia

download

curiosidades

download grátis

mundo animal

arte

celebridades

jogos online

trilhas sonoras de filmes

youtube filmes

fotografias

hoje descobri

turismo

imagens

saúde

tecnologia

vimeo

microsoft

china

futebol

filmes

natal

dicas

jogos

twitter

videoclipes musicais

videos engraçados

visita virtual

estados unidos

serviços online

cães

mapas

carros

infografias

lugares do mundo

moda feminina

japão

videos de animais

videos divertidos

astronomia

ferramentas online

gifs animados

curiosidade

design

flores

mulheres

baixar grátis

vida

games online

gatos

imagens de fundo

motores de busca

serviços web

automóveis

índia

amor

arte digital

fotos

google maps

hilário

como fazer

cristiano ronaldo

mp3

trailers

videos musicais

videos virais

animais selvagens

arte criativa

crianças

londres

photoshop

reflexão

rio de janeiro

sites úteis

videos explicativos

ciência

cores

europa

lisboa

livros

todas as tags