Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

Sugestão de passeio - Baleal, Peniche

28.08.08 | José Coelho

Não posso deixar de sugerir aos leitores deste blog uma visita ao Baleal, em Peniche, onde estive há 2 semanas a gozar de um sol maravilhoso e de umas águas tranquilas e cristalinas nas praias desta pequena ilha.

 

O Baleal é uma pequena ilha situada ao norte de Peniche na região Oeste de Portugal, acessível através de uma pequena estrada só de uma faixa (tem sinais luminosos) e um percurso para peões e bicicletas, banhada por 2 praias de bandeira azul, a Praia Norte e a Praia Sul. Qual delas a melhor? Nem sei, adorei as 2. Cada qual com o seu encanto. Raul Brandão, escritor, descreveu-as como as mais belas de Portugal.

Recomendo deixar o carro fora da ilha (devido ao estacionamento caótico, principalmente aos fins-de-semana) e percorrê-la a pé ou de bicicleta.

 

Imperdível assistir ao pôr-do-sol com as Berlengas lá ao longe avistadas.

 

O tempo aqui é muito inconstante, característica desta região, por isso veja o estado do tempo antes de se pôr a caminho. O Inverno aqui é rigoroso (nos anos 80 a ilha chegava a ficar isolada devido ao mau tempo, o acesso não era tão fácil).

 

Se quiser pernoitar aqui, existem algumas residências dentro da ilha. Aconselho vivamente a experiência de acordar bem cedo de manhã, olhar pela janela e vislumbrar o mar e as praias ainda desertas com o cheiro da sua frescura no ar.

 

As praias do Baleal estão muito bem cuidadas, não existe poluição aqui,  as algas repousam no areal quando a maré está baixa, a água é muito cristalina, um pouco fria ao princípio mas depois o corpo habitua-se.

 

O sol também é muito forte, evitem as horas de maior calor. Experimentem uma salada exótica num dos restaurantes disponíveis. Sabe bem apreciar comida leve e fresca nestes dias quentes, e devorar um gelado sentado nas esplanadas junto à praia.

Aqui fica a dica. Bom fim-de-semana a todos. Eis algumas imagens de minha autoria para wallpapers, basta clicar nas fotos para aumentar.

 

 

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.