Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

Mitos e notícias falsas - aldrabices que nos chegam diariamente por e-mail

12.10.08 | José Coelho

 

 

Todos nós recebemos quase diariamente mensagens de e-mail com mitos, lendas urbanas e notícias alarmistas.

 

Muitas dessas mensagens são completamente falsas que andam à deriva pela net durante anos e anos a fio e que servem muitas vezes para envio de SPAM e de PHISHING.

 

Do famoso aviso da Faculdade de Ciências sobre perigosas substâncias nos champôs de supermercado até técnicas de ganhar dinheiro, tudo serve para nos aldrabar.

 

Deixo aqui a sugestão de um blog português dedicado a este tema que serve para nos elucidar em relação a muitas dessas aldrabices que nos são enviadas por e-mail, muitas vezes reencaminhadas pelos nossos amigos que não verificam a veracidade dessas mensagens.

 

No blog O que nos Chega por Mail, da autoria de João P., podemos encontrar as mais conhecidas, podemos também enviar o nosso contributo caso consigamos detectar alguma destas mensagens e queiramos alertar o próximo para ninguém mais cair na esparrela.

 

Outro site também de referência para consulta de lendas e mitos urbanos é o Snopes (em inglês) onde podemos encontrar também algumas das maiores fraudes e charlatanices espalhadas pelo mundo inteiro.

 

Enfim, todo o cuidado é pouco. Deixo aqui um aviso sincero, não acreditem em tudo o que lêem pela net, mesmo que venha com um nome ou um número de telefone ou uma morada. Certifiquem-se sempre da veracidade da mensagem e não a reencaminhem por e-mail a outras pessoas sem terem a certeza. Não assustem as outras pessoas sem haver necessidade. Há quem se divirta a fazer mal aos outros. Todo o cuidado é pouco.

 

Aqui fica a dica. Bom resto de domingo a todos.

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.