VIDEOS | DOWNLOADS | COISAS BIZARRAS | DICAS FACEBOOK | HUMOR | JOGOS | SEXY | FOTOS
Segunda-feira, 13 de Outubro de 2008

Utilizadores de MP3 que ouvem música mais de uma hora por dia podem ficar surdos

O parecer, emitido pelo Comité Científico dos Riscos para a Saúde Emergentes e Recentemente Identificados, mostra que 5 a 10% desses utilizadores poderão perder a audição se o fizerem durante mais de uma hora por dia, todas as semanas, com o volume elevado, durante pelo menos cinco anos.

 

A Comissão Europeia tinha solicitado a este comité científico independente que examinasse o problema, dada a utilização generalizada dos leitores de música pessoais e o aumento súbito do número de jovens expostos.

Os cientistas confirmam que há motivo de preocupação e a Comissão Europeia analisará agora com os Estados‑Membros e as partes interessadas as medidas que podem ser adoptadas para melhor proteger as crianças e os adolescentes da exposição ao ruído dos leitores de música pessoais e de outros aparelhos semelhantes.

 

A Comissária Europeia responsável pela D efesa do Consumidor , Meglena Kuneva, afirmou: «Estou sobretudo preocupada com o facto de tantos jovens serem utilizadores frequentes de leitores de música pessoais e telemóveis a níveis acústicos elevados e poderem, sem o saber, prejudicar irreversivelmente a audição.

 

«As descobertas científicas indicam um risco claro e temos de reagir rapidamente. Mais importante ainda, precisamos de sensibilizar os consumidores e tornar esta informação do domínio público. É igualmente necessário reexaminar os controlos em vigor, tendo em conta este parecer científico, para garantir que esses controlos são inteiramente eficazes e acompanham as novas tecnologias», conclui.

 

Que podem os consumidores fazer?

Os utilizadores de leitores de música pessoais podem, desde já, tomar certas precauções muito práticas, como sejam verificar se é possível fixar no seu aparelho um limite máximo para o volume, a fim de manter o volume mais baixo, ou baixar manualmente o volume, devendo ter o cuidado de não utilizar o leitor de música pessoal durante períodos prolongados, para protegerem a sua audição.

 

Antecedentes

É um facto amplamente reconhecido que a exposição a ruídos excessivos durante longos períodos pode lesar a audição. Para proteger os trabalhadores, foram fixados limites para os níveis de ruído permitidos no local de trabalho. Os sons a que o grande público se encontra regularmente exposto ‑ como o ruído do tráfego, da construção civil, das aeronaves ou dos vizinhos ‑ podem ser bastante irritantes, mas não são, na maior parte dos casos, suficientemente elevados para lesar a audição.

 

Nos últimos anos, os ruídos das actividades de lazer tornaram‑se uma ameaça significativa para a audição porque podem atingir volumes muito elevados e porque uma percentagem cada vez maior da população lhes está exposta, particularmente os jovens.

 

Tem‑se sentido uma preocupação crescente quanto à exposição ao ruído decorrente da nova geração de leitores de música pessoais que podem reproduzir sons em volumes muito elevados sem perda de qualidade. O risco de lesão auditiva depende do nível sonoro e do tempo de exposição.

 

Nos últimos anos, as vendas de leitores de música pessoais têm subido em flecha, em particular as vendas de leitores de MP3. Em geral, na UE, estima‑se que aproximadamente 50 a 100 milhões de pessoas escutem diariamente leitores de música portáteis.

 

Nos últimos quatro anos, as vendas unitárias estimadas situam‑se entre 184 e 246 milhões relativamente a todos os aparelhos de áudio portáteis e entre 124 e 165 milhões para os leitores de MP3. Em toda a UE, muitos milhões de pessoas utilizam diariamente leitores de música pessoais e, se os utilizarem inadequadamente, estão a colocar‑se em risco de lesão auditiva.

 

Normas em vigor

Já se encontra em vigor uma norma de segurança europeia que restringe o nível acústico dos leitores de música pessoais a 100 dB, mas existe uma preocupação crescente relativamente às lesões auditivas decorrentes da exposição excessiva a essas fontes de ruído.

Tais lesões podem ser evitadas, em grande parte, por medidas como a redução dos níveis de ruído e a duração da exposição.

 

O parecer do Comité científico comunitário destaca que, mesmo que os utilizadores de leitores de música pessoais oiçam apenas cinco horas por semana com o volume superior a 89 decibéis, ultrapassam os limites actualmente em vigor para o ruído permitido no local de trabalho.

 

Os utilizadores que ouvem música nestas condições durante períodos de tempo superiores correm o risco de perda permanente da audição ao fim de 5 anos. Estão nestas condições 5‑10% de todos os utilizadores, o que poderá representar entre 2,5 e 10 milhões de pessoas na UE.

 

A Comissão Europeia encomendou este estudo científico devido às preocupações crescentes sobre os riscos para a audição, particularmente para os adolescentes e as crianças, decorrentes de actividades de lazer como a utilização de leitores de música pessoais.

 

Com base nestes dados científicos, a Comissão organizará uma conferência em Bruxelas, no início de 2009, para avaliar as conclusões do Comité Científico, juntamente com os Estados‑Membros, a indústria, os consumidores e as outras partes interessadas, para debater as medidas a tomar.

 

O seminário abordará as precauções a ter pelos utilizadores, bem como as soluções técnicas para minimizar as lesões auditivas e a necessidade de maior regulamentação ou de revisão das normas de segurança em vigor, com vista a proteger os consumidores.

publicado por José Coelho às 12:53
link do post | comente este post | favorito
Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

10º lugar
Conheça as 30 melhores e mais originais mensagens de Feliz Aniversário para enviar por SMS

9º lugar
Onde encontrar modelos de certificados e diplomas prontos a imprimir

8º lugar
Escutar rádios com músicas relaxantes

7º lugar
Capas de cd e dvd para download

6º lugar
Lista de sites para assistir futebol online

5º lugar
Faça e imprima cartões de visita gratuitamente

4º lugar
Como seleccionar todos os seus amigos para um evento no Facebook com um só clique

3º lugar
Aprenda a tocar piano pela internet através de um teclado virtual

2º lugar
Saiba como facilmente encontrar pessoas pelo nome, apelido, cidade, país, nickname, telefone, etc.

1º lugar
O Jogo do Labirinto Assustador do Exorcista

TRANSLATE THIS BLOG

QUEM SOMOS

CRIADOR E AUTOR PRINCIPAL

★ ░ » » José Coelho« « ░ ★

AUTORES CONVIDADOS

António Gralhas

Mari Ortiz

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM! Clique para saber como

Divulgue o Internet para Todos no seu blog
Internet para Todos

O que mais gosta de ver neste blog?
Curiosidades
Dicas úteis
Imagens
Música
Videos
Downloads
Jogos
Links úteis
Humor
Resultado

pesquise no blog

 

mais posts aqui

Blog Widget by LinkWithin

TEMAS

video do dia

youtube

videos

coisa criativa

música

cinema

brasil

facebook

pérolas do youtube

natureza

portugal

coisa bizarra

mulher

wallpapers

criatividade

internet

animais

google

redes sociais

humor

fotografia

download

curiosidades

download grátis

mundo animal

arte

celebridades

jogos online

trilhas sonoras de filmes

youtube filmes

fotografias

hoje descobri

turismo

imagens

saúde

tecnologia

vimeo

microsoft

china

futebol

filmes

natal

dicas

jogos

twitter

videoclipes musicais

videos engraçados

visita virtual

estados unidos

serviços online

cães

mapas

carros

infografias

lugares do mundo

moda feminina

japão

videos de animais

videos divertidos

astronomia

ferramentas online

gifs animados

curiosidade

design

flores

mulheres

baixar grátis

vida

games online

gatos

imagens de fundo

motores de busca

serviços web

automóveis

índia

amor

arte digital

fotos

google maps

hilário

como fazer

cristiano ronaldo

mp3

trailers

videos musicais

videos virais

animais selvagens

arte criativa

crianças

londres

photoshop

reflexão

rio de janeiro

sites úteis

videos explicativos

ciência

cores

europa

lisboa

livros

todas as tags