Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

Documentos da cultura portuguesa dos últimos 5 séculos, vão estar disponíveis online

03.01.09 | José Coelho

Lisboa, 02 Jan (Agência Lusa)

 

Cerca de mil e duzentos documentos da cultura portuguesa dos últimos cinco séculos vão estar disponíveis a partir do dia 8 na Biblioteca digital Luís de Camões, anunciou hoje o Instituto Camões.

 

A Biblioteca albergava já importantes documentos históricos, mas de acesso condicionado.

A partir do dia 8, passarão a estar acessíveis, sem restrições, cerca de 1500 testemunhos culturais, incluindo textos literários, pautas musicais, ensaios, poemas e estudos científicos.

 

Estarão igualmente disponíveis para consulta textos de grandes autores portugueses falecidos há mais de 70 anos (autores no domínio público).

Na óptica do Instituto, "esta nova ferramenta em linha revela-se de importância decisiva para uma comunidade linguística com mais de 220 milhões de falantes e também para um número crescente de pessoas que, em todo o mundo, se interessam pela cultura portuguesa e que pretendem estudar o português".

 

Argumenta ainda a instituição que "os dados conhecidos sobre a circulação do livro português nos PALOP (Países africanos de língua oficial portuguesa) reforçam a extrema necessidade de uma ferramenta com estas características que, em articulação com os centros culturais e centros de língua portuguesa, poderá potenciar em grande medida o acesso à cultura portuguesa escrita".

 

O Instituto Camões é um organismo autónomo do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.