NOVO COMBOIO TURÍSTICO... ENTRE MOSCOU E PEQUIM.
A empresa de caminhos-de-ferro da Rússia (RZD) inaugurou esta semana um novo roteiro turístico ferroviário: um comboio que liga Moscou e Pequim, em uma viagem de 14 dias.
O comboio vai parar em várias cidades ao longo do percurso, como Kazan, Ekaterinburg, Novosibirsk, Krasnoyarsk, Irkutsk e Ulan-Ude, na Rússia, e Ulan Bator e Erlian, na Mongólia. Para cada paragem está preparado um programa interessante.
Os pontos mais altos deste novo roteiro turístico são dois: uma viagem de comboio ao longo das pitorescas margens do Lago Baikal, na Sibéria (para onde está também prevista uma visita guiada), e uma noite numa tenda dos pastores mongóis.
O comboio tem carruagens de segunda classe, com compartimentos para quatro pessoas; de primeira classe, com compartimentos para duas pessoas e carruagens de luxo. Os passageiros terão também à sua disposição duas carruagens com restaurante e uma com refeitório, bem como um vagão com chuveiros para a primeira e segunda classes, pois as carruagens de luxo estão equipadas com chuveiros. E, durante todo o percurso, que inclui uma grande parte do Transiberiano, os turistas estrangeiros serão acompanhados por tradutores.
A empresa pública ferroviária russa sublinha que o lançamento deste novo roteiro turístico constitui uma importante etapa do desenvolvimento do turismo ferroviário internacional. Mas apenas serão realizadas viagens para grupos organizados e a periodicidade das viagens dependerá do seu número.
Atualmente, Moscou e Pequim estão ligadas por um comboio diário que demora cerca de uma semana para cobrir a distância entre as duas capitais e é utilizado pelos turistas que desejam percorrer parte do famoso caminho-de-ferro Transiberiano, que liga as cidades russas de Moscou e Vladivostoque.
O primeiro comboio turístico partiu de Moscou a 15 de Agosto e chegará a Pequim no dia 29. O percurso contrário teve a sua estreia ontem, dia 20, com as primeiras carruagens a regressarem à capital russa a 4 de Setembro.
Fonte do texto: http://fugas.publico.pt