Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

VAMOS COMER PIPOCA?

27.08.11 | Mari Ortiz

 

Muitas pessoas abominam a pipoca do cardápio por acreditarem que ela é um veneno repleto de sal, gordura e uma imensidão de calorias. Mas especialistas apontam que a pipoca é um alimento que pode ser muito útil à saúde, se preparado com certos cuidados e ingerido em condições favoráveis. Nutricionistas explicam que os nutrientes do milho são preservados mesmo quando o grão estoura em altas temperaturas.

Entre outros benefícios observados, a pipoca promove melhor funcionamento intestinal, já que uma única porção tem cinco vezes mais fibras, se comparada, por exemplo, com a mesma quantidade, em gramas, de alface. Mas o efeito digestivo só acontece se o consumo for acompanhado de algum líquido, de preferência água ou suco, evitando os refrigerantes.

Como num passe de mágica, o grão duríssimo se transforma em um floco branco e macio. Nesse novo e irresistível formato, uma substância chama a atenção dos experts em saúde: o amido resistente. Esse carboidrato passa praticamente intacto pelo aparelho digestivo e assim não provoca altas repentinas nos níveis de glicose. Quem ganha com isso? Quem está no grupo de risco do diabete tipo 2, como sugerem os especialistas.

Além disso, de acordo com essa pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, os salgados feitos à base de grãos (como a pipoca) e alguns cereais matinais contêm uma grande quantidade de substâncias antioxidantes chamadas polifenóis. Essas substâncias são encontradas nas frutas e legumes e reduzem o risco de doença cardíaca, câncer e outras doenças. Também há indicações na comunidade científica de que essas substâncias antioxidantes presentes na pipoca favorecem a prevenção ao câncer.

Como fazer uma pipoca saudável?

Para fazer uma pipoca mais saudável em sua casa, não precisa esparramar o óleo na panela. É só colocar quatro ou cinco gotas para estourar os milhos. Vale aquecer o óleo primeiro na panela e depois colocar o milho. Ele estoura mais rápido.

É bom lembrar que a margarina e a manteiga não são indicadas porque saturam mais rápido que o óleo. Quanto mais saturada, pior para nossa saúde devido à gordura trans. Se for consumir a de microondas, prefira as sem sabores, que têm menos sódio.

Agora você não vai pensar duas vezes antes de comer pipocas no cinema com medo de engordar. Afinal, elas ajudam ao seu coração. De todos os salgados analisados, as pipocas são os que contêm mais benefícios. Claro se consumir com moderação.


 

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.