Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

A MINHA VIAGEM AO ALENTEJO - 1ª PARTE: AS FESTAS DE CAMPO MAIOR

06.09.11 | José Coelho

Clique em cada foto para ampliar.

 

Tenho uma costela alentejana. O meu pai nasceu em Faro do Alentejo, distrito de Beja, e desde criança possuo um fascínio pelas paisagens únicas desta região de Portugal, habitadas por pessoas únicas também e muito hospitaleiras. Embora tímidos e cautelosos com forasteiros ao primeiro contacto, o povo alentejano revela-se sempre muito simpático, humilde e festivaleiro.


Tenho feito questão de, anualmente, visitar diversas vilas e cidades alentejanas e deixar-me levar pela sua pacatez, pelo seu calor, pelas tradições, sabores e cores destas terras.

 A chuva insistia em lavar as cores das flores.

 

Nunca visitei Campo Maior, e a minha curiosidade aumentou depois de saber que este ano a vila ia arrancar com a sua tradição habitual, a de celebrar as Festas do Povo em ruas engalanadas com flores de papel das mais variadas cores, tamanhos e feitios.

campo maior festas povo 2011

 

Esta foi uma oportunidade única de vislumbrar in loco este evento de que tanto tinha ouvido falar anteriormente (as últimas festas foram celebradas em 2004).

festas populares campo maior galo barcelos

  O galo de Barcelos "engalanado" com uma burka de plástico.

Mais de 4000 populares voluntariaram-se e, juntos, transformaram do papel as mais variadas e coloridas flores que enfeitaram os cerca de 18 km de ruas.

 

Cheguei aqui no dia 2 de Setembro de tarde, em pleno dia de chuva, deparando-me com muitas flores molhadas e emplastificadas. O Sol voltou a brilhar nos dias seguintes, animando as gentes, e puxou pelo seu encanto.

As ruas estavam bem protegidas pelas forças de segurança. Nota positiva.

Muitas flores foram substituidas, renascendo novamente o encanto destas ruas, não deixando o povo entristecer.

 

A vida é para ser celebrada e aqui se provou, com muita alegria à mistura, que os alentejanos sabem como fazê-lo.

campo maior 2011

 

 

 

Como nota negativa destas Festas, lamento apenas o valor excessivo de 5 euros para pagamento de estacionamento que, no entanto, serviam como rifa para sorteio de um televisor LCD à meia-noite. No entanto, nem isso impediu os milhares de visitantes de aqui pararem. Sim, porque....Festas como estas, não há todos os dias, nem todos os anos.

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.