Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

TERRORISMO... VIA TWITTER.

07.09.11 | Mari Ortiz

 

Em 1938, o cineasta e autor Orson Welles produziu uma transmissão radiofônica intitulada “A Guerra dos Mundos”.

A situação retratava um Exército alienígena que ninguém via, mas que, de acordo com a dramatização radiofônica, em tom jornalístico, acabara de desembarcar no nosso planeta.

Isso provocou tamanho pânico nos ouvintes, que muita gente se suicidou, um caos se instalou e as consequências foram graves. As pessoas acreditaram na ficção, imaginando estar enfrentando uma invasão extraterrestre.

Numa versão atual, quando temos métodos de compartilhar informações via internet, as redes sociais acabam por facilitar a vida de mentes inescrupulosas.

Foi o que aconteceu no Estado de Veracruz, México… através do Twitter.

Um professor e um radialista causaram pânico quando um deles colocou uma mensagem a dizer: “Minha cunhada acabou de me ligar chateada, dizendo que sequestraram cinco crianças da escola”.

Gerardo Buganza, secretário do Interior em Veracruz, afirmou ter ocorrido “terrorismo via Twitter”, provocado por essas duas pessoas que supostamente espalharam falsos relatos de homens armados atacando escolas e raptando crianças. Ambos os réus alegam que apenas repetiram o que viram em outros lugares da internet.

De qualquer das formas, eles agora enfrentam 30 anos de prisão por acusações sob as leis de terrorismo, já que causaram grande pânico. Pode-se bem calcular: os pais preocupados foram ao encontro de seus filhos, ocorrendo dezenas de acidentes de carro. Para além do caos no trânsito, as linhas telefônicas de emergência ficaram congestionadas.

De acordo com o jornal Guardian, estas são as acusações mais graves de incitar o caos ou a violência através do Twitter até hoje.

 

Fonte: http://hypescience.com

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.