Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

BABAÇU... E SUAS VARIADAS UTILIDADES.

08.09.11 | Mari Ortiz

 

O babaçu, palmeira elegante que pode atingir até 20 m de altura, destaca-se entre as palmeiras encontradas em território brasileiro pela peculiaridade, graça e beleza da estrutura que lhe é característica: chegando a atingir entre 10 a 20 metros de altura. Suas folhas mantêm-se em posição retilínea, pouco voltando-se em direção ao solo, orientando-se para o alto. O babaçu tem o céu como sentido, o que lhe dá uma aparência bastante altiva.

As palmeiras de babaçu são encontradas com mais intensidade nos estados brasileiros do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará, locais onde, para milhares de famílias, babaçu é quase um sinônimo de sobrevivência.

 

Produz um coco muito pequeno, geralmente coletado por mulheres, chamadas de quebradeiras de coco babaçu.

A fruta do babaçu é suplemento essencial da dieta e fonte de renda para famílias em comunidades rurais da região, e ainda hoje tem um grande valor econômico, porque rende um número infinito de produtos derivados.

Do babaçu aproveita-se tudo...

Sementes oleaginosas das quais se extrai remédios.

Quando amadurece, o fruto torna-se comestível e da amêndoa de dentro, com altos teores de matérias graxas, é retirado um dos melhores azeites da culinária brasileira, além de um óleo que serve como subproduto para a fabricação de sabão, glicerina e até mesmo margarina.

A amêndoa verde, quando ralada e espremida com um pouco de água, fornece um leite que possui características bastante semelhantes ao leite humano.

Produtos de aplicação industrial podem ser derivados da casca do coco do babaçu, tais como etanol, metanol, coque, carvão reativado, gases combustíveis, ácido acético e alcatrão.

As folhas são muito úteis na confecção de belíssimos artesanatos, tais como esteiras, cestos, chapéus e ainda na cobertura de casas.

O palmito, gomo terminal do caule das palmeiras, de consistência tenra e cor esbranquiçada, é saboroso e de boa qualidade, muito procurado pelas indústrias alimentícias, comercializado em larga escala, inclusive para exportação.

O fruto ( cerca de 2.000 frutos anualmente ), enquanto verde, serve para defumar a borracha; quando maduro, a parte externa é comestível.

A casca do babaçu, queimada lentamente, produz uma vasta fumaça aproveitada como repelente de insetos.

Do caule, adubo e estrutura de construções e, do seu mesocarpo, uma farinha rica em amido usada como mingau na nutrição infantil.


O babaçu, depois de decomposto, pode ser utilizado como adubo orgânico.


Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.