Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

ALERTA! TODO O CUIDADO É POUCO...

10.09.11 | Mari Ortiz

 

Embora eu receba avisos tais como: remova todos os endereços eletrônicos que acompanhem e-mails antes de reenviá-los aos seus contatos e quando reenviar use sempre o 'CCO' (cópia carbono oculta; com cópia oculta) a fim de não aparecer o endereço de nenhum destinatário, ainda continuo a receber muitos e-mails com uma lista incrível de endereços. Obviamente não os leio (os endereços) e faço minha parte: se reencaminho, apago-os todos. Mas, de certeza, muitos não o fazem! E nas mensagens que recebemos, seguem a crescer listas de endereços… que, fatalmente, podem ser úteis para spammers, malwares e outras inconveniências.
E por falar nesses e-mails que nos chegam diariamente, convém que sejamos “rigorosos” quanto à sua veracidade. Neste ponto, sou completamente desconfiada… jamais reenvio e-mails de pedidos, promoções, alertas, protestos ou acusações, sem antes verificar a veracidade dos fatos. Caso não disponha de tempo para tal averiguação, simplesmente não repasso.

Esta consciência deveria ser adotada por todos! Em nome de uma maior segurança na Internet…

O que há por trás das mensagens de, por exemplo, crianças desaparecidas? Ou doentes? São comoventes, trazem até fotos “apelativas”. Entretanto, dificilmente alguma será verdadeira.

Lembro-me do caso da chinesinha Qiang HongYan ou Qian Hong Yan, que sofreu um acidente de carro e, para salvar a sua vida, os médicos tiveram de amputar-lhe as pernas. O caso é verdadeiro e ela mora na província de Yunnan, China. Mas não é verdade que, com nossa ajuda ela poderá ter um par de pernas prostéticas e nem que a AOL doará determinados valores (R$0,10 por exemplo) por cada e-mail que encaminhamos. Para já, é impossível fazer a contagem de mensagens reenviadas. Por outro lado, o ministério chinês da seguridade providenciou próteses para a menina, conforme é revelado nas últimas imagens divulgadas. Portanto, nossa ajuda é desnecessária.

Entretanto, após receber tal comovente história, há quem a repasse para vários amigos e sem o cuidado de usar 'CCO'. Esse tipo de e-mail comovente é criado por pessoas inescrupulosas justamente para conseguir algo muito valioso para elas: nosso endereço de e-mail.

Qual candidato a deputado, dono de joalheria, diretor de banco, financeira etc., que não quer oferecer seus produtos ou dar o seu 'recado', sem qualquer custo, para uma clientela seleta dessas?  
Você, que é @yahoo e eu, que sou @gmail... ou @uol... etc... Você manda para outros @gmail, @zipmail, eu mando para @petrobras, @uol, @hotmail, etc..
Alguém recolhe esses endereços e vende para os clientes acima. Sim, isso é possível... e não só: acontece de fato!

Não é preciso ser de nenhum comitê de segurança da informação de qualquer empresa para verificar a veracidade desses tipos de e-mails apelativos. Há sites que denunciam as farsas escondidas por trás da maioria deles (eu consulto muito o www.quatrocantos.com).

Para além disso, muitas vezes aparecem números de telefone… se ligarmos, veremos que nem existem. Outras vezes, há nomes para impor certo prestígio à mensagem, inclusive com a morada de algum instituto paralelo ao assunto. Eu já enviei e-mail para esses, a fim de constatar a procedência da informação… normalmente, os tais institutos existem e mesmo os nomes das pessoas citadas, porém nunca escreveram ou deram depoimentos a cerca de tais assuntos (experimente escrever também… eu sempre obtive respostas, a desmentir a situação e a agradecer pela informação e pelo não-reenvio de tais e-mails).

Então, preste atenção às seguintes dicas para não cair nessas armadilhas:
1- Escrever um mail ou enviar qualquer coisa pela Internet é fácil, portanto, NÃO ACREDITE automaticamente em tudo;
2- Observe o texto, reflita, analise, cheque tudo antes de repassar aos amigos. Se não tiver tempo para isto, NÃO REPASSE o e-mail;
3- Quando nós recebemos mensagens pedindo ajuda para alguém, com alguma foto comovente, não repasse apenas “para fazer a sua parte...” pode haver alguém cheio de más intenções por trás desse e-mail. Verifique a veracidade das informações... Afinal, próximo de sua casa, há sempre alguém carente que você poderá ajudar, se esta for sua opção de vida;
4- Cuidado! Muito cuidado com mensagens-lista de dados de pessoas, que cada um vai assinando, colocando seus endereços e telefones reais, repassando... Podem facilmente ser utilizados por hackers, spammers, assaltantes, sequestradores, etc.;
5- E agora, O MAIS IMPORTANTE: quando reenviar mensagens, RETIRE OS NOMES E E-MAILS DAS PESSOAS POR ONDE AS MENSAGENS JÁ PASSARAM e o nome de quem mandou para você também;
6- Existem programas rodando na Internet (espiões) para pegar “tudo que estiver antes ou depois de um @”. Isso é vendido para spammers e hackers, cuja intenção muitas vezes é de espalhar vírus ou pishings (programinha que rouba seus dados no seu computador, sem que você saiba);
7- Reforçando: quando for encaminhar uma mensagem para mais de uma pessoa, NÃO PREENCHA O 'PARA' (to:) NEM O 'CC' (cc:). Envie com 'CCO' (onde não aparecerá o endereço eletrônico de nenhum destinatário).

Adote essas precauções. Promover uma utilização mais responsável e segura das tecnologias online é nosso dever!

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.