BADAIN JARAN... O DESERTO DOS LAGOS MISTERIOSOS.
Segundo a perspectiva atual, é fácil imaginar a dificuldade em entender que uma paisagem deserta, árida, sem chuva e dominada por dunas de areia, esteja salpicada de lagos que se aguentam durante séculos de uma forma inverossímil. Alguém decidiu batizar o tal deserto como Badain Jaran, qualquer coisa como o Deserto dos Lagos Misteriosos.
O deserto de Badain Jaran encontra-se no norte da China, nas províncias de Gansu e Ningxia, e na Região Autônoma da Mongólia Interior, cobrindo uma área de 49.000 km². O deserto possui uma característica única: é o lugar de algumas das dunas fixas mais altas do mundo e, entre elas, há lagos relativamente grandes. As dunas, são úmidas no interior, o que explica a sua resistência à erosão causada pelo vento.
As chuvas só alcançam os 40mm anuais, pelo que é impossível que sirvam para sustentar o nível da água nos lagos. O mistério foi desvendado há bem poucos anos: os lagos emergem das nascentes de águas subterrâneas que descem dos montes Qilian Shan, a noroeste da província chinesa Qinghai, a uns 350km de distância. Qualquer coisa como um gigantesco rio subterrâneo que não tem outra opção a não ser atravessar o deserto.
Apesar de alguns lagos serem de formação recente, outros antigos possuem uma elevada salinidade. As vistas são imponentes se considerarmos que algumas das dunas, que rodeiam os lagos, podem alcançar os 500 metros de altura.
Fonte: www.slideshare.net