Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

HOJE DESCOBRI...UMA ILHA UNICAMENTE HABITADA POR CAVALOS SELVAGENS

18.10.11 | José Coelho

Uma ilha só com cavalos, já pensou? Num post anterior, falei-lhe de uma ilha habitada apenas por cobras venenosas. E agora...só cavalinhos cavalgando por aqui.

 

Este local equino chama-se Ilha Sable ou Sable Island Ponies (Ilha dos Póneis), e o que a torna única no mundo é o facto de ser exclusivamente habitada por cavalos selvagens, os únicos mamíferos aqui existentes.

 

Para além destes animais vivem aqui também 5 pessoas, investigadores e analistas ambientais, que trabalham num projecto de preservação e conservação natural.

 

De acordo com a Wikipedia, esta ilha arenosa cujo nome advém de Areia, tem apenas 34 km² (3400 ha) de superfície e uma forma de crescente com cerca de 42 km de comprimento por 1,5 km de largura máxima. A altitude máxima não ultrapassa os 30 m. A ilha está situada no Oceano Atlântico Noroeste, a cerca de 180 km ao largo da costa sueste da província canadiana da Noa Escócia.

cavalos

 

Os cerca de 400 cavalos selvagens que aqui existem são descendentes, aparentemente, dos cavalos confiscados aos acadianos durante a sua expulsão do Canadá, e foram aqui deixados por um mercador de Boston, Thomas Hancock (tio do político norte-americano John Hancock), que nunca regressou para os recolher, originando assim, depois de 300 anos de isolamento, a actual raça dos greenhorses de Sable.

cavalo

 

Este local é, hoje, um ponto turístico de referência, apesar de poder ser apreciado apenas à distância, por binóculos. O fotógrafo Roberto Dutesco, no entanto, teve autorização para captar uma série de imagens a preto-e-branco destes animais. As fotos aqui mostradas são de sua autoria.

 

Fontes consultadas: Wikipedia, The Horse Lady, Roberto Dutesco em www.dutesco.com

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.