Domingo, 30 de Outubro de 2011

MEHNDI... ARTE CORPORAL.

É uma tatuagem temporária feita com um corante extraído da planta henna. A coloração vai do vermelho ao castanho e, quando aplicada na pele, poderá escurecer devido aos elevados níveis de queratina. Dependendo de como a tintura é aplicada e de como a pele está tratada, adere à pele por alguns dias ou semanas.

A arte de mehndi existe há séculos. O local exato de sua origem é difícil de saber, pois pessoas de diferentes culturas se deslocam através dos continentes partilhando sua arte. Traços de henna foram encontrados sobre as mãos de uma múmia de 5 mil anos, sugerindo que o Mehndi data do antigo Egito.

Existe um velho ditado árabe que diz: "Se eu não falar a verdade, eu não oferto minhas mãos para a henna". Indica, assim, a importância do mehndi para esta civilização, tanto que eles a usavam para afastar espíritos do mal e forças espirituais perigosas. A henna também era utilizada como um cosmético por mulheres privilegiadas que gastavam horas embelezando-se, pintando as unhas, pele e cabelo com o preparo do mehndi.

Mehndi tornou-se uma tradição da Índia e outras nações do Oriente Médio e ganhou popularidade no mundo inteiro. A Índia parece ser a pioneira na divulgação dessa arte milenar.

Nenhuma cerimônia de casamento indiano é completa sem o mehndi, assim como outras ocasiões tradicionalmente associadas com a transcendência e a transformação. No caso de casamentos, é uma forma da noiva passar horas com suas amigas e receber conselhos matrimoniais enquanto a henna é aplicada. Não se trata de vaidade e, sim, de cultura, apesar de que o projeto para a noiva deva ser mais belo e complexo do que para outra pessoa qualquer, pois afinal é seu dia especial. Normalmente, a aplicação é feita dois dias antes do casamento, as mãos são decoradas a partir dos dedos até os cotovelos, e dos pés até os joelhos. O nome do noivo estará escondido em algum lugar dentro da arte corporal mehndi e ele deverá encontrá-lo antes da noite de núpcias ser concretizada. Em alguns casos, o corpo do noivo também é decorado.

A pintura do corpo com a henna representa uma experiência terapêutica e espiritual, por isso ela nunca é realizada com pressa. Os desenhos mehndi geralmente estão ligados a crenças e práticas religiosas. Por exemplo, uma pessoa islã reza com os braços totalmente abertos e suas palmas estão voltadas para cima, logo, para não se distrair da oração, suas mãos só poderão ser decoradas com desenhos abstratos, evitando assim desenhos com formas mais específicas. Na Índia, só a parte superior do umbigo é considerada sagrada, então muitos símbolos religiosos podem ser desenhados neste espaço, tal como o OM (símbolo universal) ou a Swastika (o sinal da pureza). As dançarinas se utilizam do mehndi nas palmas de suas mãos para o público ver seus movimentos à distância, ajudando a melhorar suas performances.

Percebe-se quatro estilos diferentes: estilo médio oriental, principalmente composta de padrões florais, pinturas e esculturas e, geralmente, não seguem um padrão distintivo; o estilo norte africano, que geralmente segue o formato das mãos e dos pés usando padrões florais geométricos; os desenhos indianos e paquistaneses abrangem mais do que apenas os pés e mãos e, geralmente, estendem-se ainda mais os apêndices para dar a ilusão de luvas e meias que são compostas de linhas e lágrimas; por fim, os estilos da Indonésia e do sul da Ásia, ou seja, uma mistura de Oriente Médio e desenhos indianos usando blocos de cor nas pontas de seus dedos. Todos esses estilos continuam populares hoje, mas também se popularizaram com símbolos celtas e chineses. Na realidade, quem quiser fazer a arte mehndi, deve alinhar-se com o lado divertido dos desenhos e experimentar diversos estilos até encontrar o de seu próprio gosto.

Fique com algumas imagens dessa arte…

publicado por Mari Ortiz às 22:31
link do post | comente este post | favorito

pesquise no blog

 

mais posts aqui

TEMAS

video do dia

youtube

videos

coisa criativa

música

cinema

brasil

facebook

pérolas do youtube

natureza

coisa bizarra

portugal

mulher

wallpapers

criatividade

internet

animais

google

redes sociais

humor

fotografia

curiosidades

download grátis

download

mundo animal

celebridades

jogos online

arte

trilhas sonoras de filmes

youtube filmes

fotografias

imagens

turismo

saúde

tecnologia

vimeo

hoje descobri

microsoft

china

futebol

filmes

natal

jogos

dicas

twitter

videoclipes musicais

videos engraçados

visita virtual

estados unidos

serviços online

cães

mapas

carros

infografias

lugares do mundo

moda feminina

japão

videos de animais

videos divertidos

astronomia

ferramentas online

gifs animados

curiosidade

design

mulheres

baixar grátis

flores

vida

games online

gatos

imagens de fundo

motores de busca

serviços web

automóveis

índia

arte digital

fotos

google maps

hilário

amor

como fazer

cristiano ronaldo

mp3

trailers

videos musicais

videos virais

animais selvagens

arte criativa

crianças

londres

photoshop

reflexão

rio de janeiro

sites úteis

videos explicativos

ciência

cores

europa

lisboa

livros

todas as tags