LAGOS SALGADOS... EM "CORNO DE ÁFRICA".
Um dos lugares mais extraordinários do mundo encontra-se no chamado “Corno de África” ou “Chifre de África”, também conhecido como Nordeste Africano e algumas vezes como Península Somali. Com uma área de aproximadamente 2 milhões de km², inclui a Somália, a Etiópia, o Djibouti e a Eritreia.
Abundam os lagos secos de sal, rodeados de antigos vulcões, numa depressão em que aqueles se situam, por vezes, a 800m abaixo do nível do mar, rodeados de montanhas que atingem os 2800m de altitude.
O sal é extraído à picareta e transportado por caravanas de milhares de camelos, que terão de caminhar toda a noite, desde os 100m abaixo do nível do mar até 2300m acima. E isto dia após dia, ano após ano…
Sobre os lagos aparecem inúmeras chaminés calcárias. E os cristais avermelhados tingem o lago e tomam formas e cores surpreendentes.
De lagos secos de sal brotam geysers, fumarolas, nascentes escaldantes, criando paisagens surrealistas de cores fantásticas, que se estendem ao longo de 40 Km. Enxofre, sal, potássio e muitos outros minerais de múltiplas cores, brotam da terra e nos facultam todas estas paisagens de maravilha!...
Fonte: www.slideshare.net