Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

ATACAMA... UM DESERTO QUE FLORESCE.

23.11.11 | Mari Ortiz

No deserto do Atacama, localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru, considerado o mais seco do mundo, ocorre um fenômeno meteorológico fantástico...

Vales e colinas, ao sul do Atacama, tornam-se um jardim único no mundo, com mais de 200 tipos de flores nativas (que não crescem em nenhum outro lugar do mundo). As chuvas do inverno, que caem na região entre julho e setembro proporcionam essa paisagem espetacular.

O volume das chuvas é importante (as flores crescem a partir de 15 mm por ano), mas não só. É preciso ainda que aconteçam em intervalos regulares, nem muito fortes nem muito esparsas, e que as geadas não venham a interromper a germinação durante o inverno austral. Então, o deserto transforma-se num tapete multicolorido. 

Entretanto, enquanto não chove e a região mantém-se seca, as sementes, sob poucos centímetros da superfície, esperam pacientemente que possam florescer, graças à capacidade delas adaptada ao clima do deserto. Somente brotam se a quantidade de chuva caída é suficiente para iniciar o ciclo. Assim, em lugares onde nunca se viu vegetação, surgem plantas e flores em quantidades extraordinárias. 

O fenômeno da floração do deserto provoca um forte impacto sobre a ecologia da região. Durante este evento, aumenta drasticamente a quantidade de insetos e pássaros, que em anos secos, são muito poucos.

A precipitação anual no Atacama é normalmente de 1 mm por ano, sendo que em algumas partes do deserto nunca houve registro de chuvas. A vida vegetal esparsa que existe no deserto normalmente recebe a água necessária à sua sobrevivência da névoa espessa vinda do oceano que passa pela região.

Os mecanismos que tornam o "deserto florido" são quase desconhecidos. Sabe-se que El Niño, o fenômeno climático que varre o litoral do Pacífico da América do Sul a cada 6 ou 7 anos, traz as chuvas necessárias para a germinação da vegetação, que pode permanecer latente durante décadas.

Se as condições necessárias forem reunidas, o deserto florido pode durar de setembro a dezembro.

Você consegue imaginar um desabrochar belíssimo em meio a terras tão áridas?

Deve ser uma sensação única a se viver… pura constatação de exótica vida colorida.
Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.