Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

PAMUKKALE... TURQUIA.

29.11.11 | Mari Ortiz

É uma das maravilhas naturais mais extraordinárias da Turquia. A grande atração é a imensidão branca do penhasco com bacias esculpidas cheias de água e quedas d’água congeladas, que parecem feitas de neve, nuvem, algodão. Não é a toa que os turcos chamam a esse conjunto de piscinas termais de “Castelo de Algodão”, ou seja: Pamukkale.

A explicação científica são os locais térmicos quentes que por baixo do monte provocam o derrame de carbonato de cálcio, que solidifica como mármore travertino, deixando fantásticas marcas nas estruturas. Tanto as cascatas como a água, mudam de cor de acordo com a luz solar que as ilumina e o efeito é surpreendente. Às vezes brancas, outras azuis, verdes ou ainda avermelhadas.

A análise científica das águas ( Sodium: 23, 3 mg; Iron: 0,036 mg; Aluminum: 2, 34 mg; Magnesium: 91, 1 mg; Calcium: 363, 5 mg; Potassium: 13, 5 mg; Hydro phosphate: 1, 08 mg; Hydro carbonate: 1045, 3 mg; Nitrate Sulphate: 675, 5 mg; Nitrate Chloride: 53 mg ) faz com que turistas e moradores locais visitem Pamukkale o ano inteiro,  não só pela paisagem extraordinária ou sua história antiga, mas também para bem-estar, pois cientificamente está comprovado que cura muitas doenças.

PAMUKKALE é um dos fenômenos mais originais encontrados na natureza, declarado Patrimônio Mundial da UNESCO. A dinâmica contínua da erosão e a transformação da paisagem natural resulta num ambiente inigualável.

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.