Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

GLASS BEACH… UMA PRAIA QUE BRILHA À LUZ DO SOL.

05.12.11 | Mari Ortiz

Glass Beach, perto de Fort Bragg (Califórnia), é uma praia exclusiva, não porque a natureza a fez assim, mas porque o tempo e as ondas batendo têm corrigido um dos erros do homem.

No início do século XX, a área em torno da praia tornou-se um depósito de lixo doméstico (eram lá despejados eletrodomésticos, lotes de vidros e até mesmo carros). Às vezes, incêndios eram provocados para reduzir o tamanho da pilha de lixo.

Pelo início dos anos sessenta, foram feitas algumas tentativas de controlar tal ação, e despejar quaisquer itens tóxicos foi proibido. Finalmente, em 1967, a North Coast Water Quality Board (Conselho de Qualidade da Água do Litoral Norte) percebeu que era um erro, pois continuava o despejo de lixo próximo do oceano. A área foi fechada.

Ao longo das décadas seguintes, o bater das ondas limpou a praia. A Mãe Natureza foi recuperando a praia. Entretanto, anos de ação das ondas batendo, acabaram por depositar toneladas de vidro polido para a praia. Você ainda pode ver alguma outra coisa além de vidro, como uma vela de ignição enferrujada, mas na maioria das vezes o que você verá são milhões de pedaços de vidro brilhantes ao sol.

Glass Beach agora é frequentemente visitada por turistas e, apesar de ser oficialmente proibido vasculhar a praia, muitos ainda o fazem com curiosidade para levar para casa um vidro como lembrança. Para além dos vidros, a praia também tem um leque muito interessante de caranguejos, moluscos e plantas aquáticas.

Fonte: http://www.fortbragg.com

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.