Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

EM ESPANHA… DISCOTECA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS.

13.12.11 | Mari Ortiz

Já faz sucesso a discoteca inaugurada em Espanha há poucos dias. “Equal Friendly”, primeiro espaço em Espanha dirigido também para surdos, permite que seus frequentadores fiquem em igualdade de circunstâncias, pois criou condições para os deficientes auditivos interagirem com o ambiente.

A música pode ser sentida (ouvida) por meio de vibrações enviadas para a pista pelas colunas de som que potencializam a sua percepção através de sons graves.

E não fica por aí: mais de dez telas rodeiam a pista e apresentam a letra de cada música por um tradutor de língua gestual. Essa tradução contribui, sem dúvidas, para uma melhor ambientação dos surdos.

Para além disso, “Equal Friendly”, situada em pleno centro de Madrid, tem a sua iluminação projetada para que os surdos possam se comunicar uns com os outros utilizando a língua gestual.

Os deficientes auditivos já estão a frequentar o novo espaço… Pois, uma iniciativa para ser parabenizada!

Fonte: http://aeiou.expresso.pt

Você tem dúvidas se o correto é dizer língua gestual? Ou linguagem gestual?

A língua visual se baseia nos movimentos, configuração e orientação das mãos e na expressão facial das pessoas que assim se comunicam. Como todas as Línguas, tem gramática própria e um dicionário próprio, chamado de Gestuário, em que os significados aparecem sob a forma de gestos. Pelo fato de ter gramática e dicionário, a forma de comunicação dos surdos chama-se língua gestual, e não linguagem gestual, uma vez que a linguagem não tem regras fixas, nem dicionário.

Fonte: http://bemcomum.wordpress.com

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.