Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

A TECNOLOGIA A RESGATAR PESSOAS PERDIDAS…

26.12.11 | Mari Ortiz

Na semana passada, um casal britânico (ambos com cerca de vinte anos) resolveu caminhar, por volta da hora do almoço, pelo Parque Nacional de Brecon Beacons (foto acima), País de Gales, local escolhido para as férias. Os jovens pretendiam ir ao ponto mais alto da região, as montanhas Pen y Fan, mas não tinham mapa, bússola ou lanterna. Na aventura, acabaram por se perder.

Quando começou a escurecer, ligaram para o serviço de emergência.

Foi então que a Equipe de Resgate da Montanha Brecon ajudou-os a baixar, para o smartphone, o aplicativo OS Converter. E o local exato onde estavam foi apontado.

A equipe encontrou-os em cerca de três horas e meia. Os jovens estavam mesmo perdidos, a mais de um quilômetro e meio do local onde julgavam estar. A equipe encontrou-os exaustos, angustiados. Mas, graças ao aplicativo, escaparam de uma noite inteira para o resgate (tempo suposto para as buscas caso o aplicativo não tivesse sido baixado).

Evidente que a tecnologia ajudou muito, como em 2006, quando duas pessoas isoladas em uma tempestade de neve, no mesmo parque, foram localizadas através do flash da câmera do telefone.

Entretanto, fica o alerta da importância de mapas e bússolas, para além do preparo adequado, para esse tipo de caminhada.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.