Quarta-feira, 4 de Junho de 2008

Portugueses cada vez mais adeptos da internet

Os portugueses estão a ler cada vez mais jornais de papel, apesar do forte crescimento de consumo de Internet como meio de comunicação, revela esta quarta-feira um estudo nacional sobre a imprensa.

 

«Embora 61 por cento do tempo dedicado ao consumo de meios seja já feito na Internet, a presença diária do meios tradicionais mantém-se, com tendência crescente de consumo», conclui o estudo «Observatório News» da Novadir.

A televisão é o meio que continua a ter maior número de utilizadores diários (98 por cento), com destaque para o fim-de-semana, seguida imediatamente pela rádio (77 por cento), com particular expressão durante a semana.

De acordo com os dados divulgados, os jornais apresentam-se como o terceiro meio privilegiado de consumo, com 66 por cento dos portugueses a afirmar que lêem jornais, independentemente da sua periodicidade.

Destes, 37 por cento afirmam mesmo ler mais jornais actualmente do que há dois anos atrás, sendo os homens os que apresentam maior afinidade com este suporte.

 

Internet ganha expressão durante a semana

Ainda assim, os jornais apresentam um menor número de utilizadores diários do que a Internet.

«Apesar de continuarmos a assistir ao crescimento dos canais de comunicação 'tradicionais', verificamos que os chamados new media começam a ganhar uma importância acrescida: a Internet, que surge no nosso país apenas em meados da década de 80, assume uma penetração de consumo regular de 61 por cento», indica o estudo.

É durante a semana que a Internet ganha mais expressão, sendo que cerca de 75 por cento dos seus utilizadores confessam recorrer mais este meio do que há dois anos.

Quanto às revistas, que ainda há pouco tempo apresentavam níveis de consumo semelhantes aos dos jornais, ocupam agora o 5º lugar, com menos de metade dos entrevistados a referir que lê revistas de forma regular e 20 por cento a afirmar que lê menos do que há dois anos.

Outra conclusão apresentada pelo estudo diz respeito ao elevado conhecimento que os portugueses têm dos títulos dos jornais.

O estudo salienta, contudo, que os elevados níveis de notoriedade não significam altos índices de leitura ou compra, já que apenas 27 por cento se afirmam leitores regulares de jornais generalistas, principalmente de títulos «pagos» - 82 por cento lêem-nos, mas apenas 47 por cento os compram.

Outros indicadores a salientar são, por um lado, a tendência de alguns indivíduos para ler vários títulos simultaneamente e, por outro, a existência de leitores que lêem em exclusivo as publicações gratuitas.

«Num mercado crescente dos títulos gratuitos, 29 por cento referem que nunca tinham lido jornais antes do aparecimento dos gratuitos, o que pode indiciar a importância destes títulos na estimulação de leitura de jornais», especifica o estudo.

Em termos de hábitos de leitura, a compra continua a ser o principal meio de acesso aos títulos pagos, embora perto de 50 por cento dos leitores destes diários afirme que os lê de forma gratuita, nomeadamente em cafés ou no local de trabalho.

A manhã é o período de eleição para a leitura dos diários, com os gratuitos a surgirem mais associados aos transportes, escola e trabalho.

O tempo de leitura também varia de acordo com a segmentação do título: em média são dedicados 45 minutos à leitura de jornais e revistas, sendo esta média consideravelmente mais baixa na leitura dos gratuitos e mais elevada nos semanais.

Para os entrevistados, os aspectos mais valorizados num jornal são a credibilidade e a facilidade de leitura, sendo o grafismo e a facilidade de manuseamento os aspectos menos valorizados.

 

Fonte: Diário IOL

publicado por José Coelho às 15:43
link do post | comente este post | favorito

pesquise no blog

 

mais posts aqui

TEMAS

video do dia

youtube

videos

coisa criativa

música

cinema

brasil

facebook

pérolas do youtube

natureza

coisa bizarra

portugal

mulher

wallpapers

criatividade

internet

animais

google

redes sociais

humor

fotografia

curiosidades

download grátis

download

mundo animal

celebridades

jogos online

arte

trilhas sonoras de filmes

youtube filmes

fotografias

imagens

turismo

saúde

tecnologia

vimeo

hoje descobri

microsoft

china

futebol

filmes

natal

jogos

dicas

twitter

videoclipes musicais

videos engraçados

visita virtual

estados unidos

serviços online

cães

mapas

carros

infografias

lugares do mundo

moda feminina

japão

videos de animais

videos divertidos

astronomia

ferramentas online

gifs animados

curiosidade

design

mulheres

baixar grátis

flores

vida

games online

gatos

imagens de fundo

motores de busca

serviços web

automóveis

índia

arte digital

fotos

google maps

hilário

amor

como fazer

cristiano ronaldo

mp3

trailers

videos musicais

videos virais

animais selvagens

arte criativa

crianças

londres

photoshop

reflexão

rio de janeiro

sites úteis

videos explicativos

ciência

cores

europa

lisboa

livros

todas as tags