CONVERSORES PARA O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO - TIRE AS SUAS DÚVIDAS!
Este ano de 2012 é o último ano para os países de Língua Portuguesa se adaptarem às novas regras ortográficas. A partir de Janeiro de 2013, todos os países irão escrever da mesma forma.
Recorde-se que este Acordo foi aprovado por decreto no Brasil em 18 de Abril de 1995, e tem como objetivo o de unificar a linguagem escrita de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
O Brasil começou a aplicar as regras do Acordo a 1 de Janeiro de 2009, mas serão consideradas lei a partir de 1º de janeiro de 2013.
Muitos defensores do Acordo têm salientado na imprensa que a mudança é apenas ortográfica, não mudando nada na nossa forma de falar, apenas a escrita.
Portugal, no entanto, será o país que sofrerá mais com as mudanças. No Brasil, por exemplo, a mudança não chega a mais que 0,5%. Já Portugal terá alteração em mais de 1,5% das palavras, ou seja o triplo.
Se você quiser ir-se habituando ao novo Acordo, até para tirar dúvidas, consulte estes três principais conversores disponíveis online:
Conversor Acordo Ortográfico da Porto Editora
Conversor para Acordo Ortográfico FLiP