DICAS PARA UM BOM CHURRASCO...
06.01.12 | Mari Ortiz
Veja como acender o fogo na churrasqueira com segurança: molhe alguns pedaços de pão em álcool, misture-os ao carvão e jogue um fósforo aceso. Uma alternativa: faça um cone de papel higiênico, enrolando-o várias vezes em torno da mão. Cubra-o com óleo de cozinha e coloque-o na churrasqueira, ajeitando em volta dele vários pedaços de carvão. Ateie fogo ao cone e logo terá um braseiro.
Lembre-se de não deixar o fogo alto. Os estudiosos garantem que o contato da chama com a carne gera substâncias cancerígenas no alimento.
Para temperar a carne, use sal grosso, nunca salmoura: a água muda o pH da carne e, sob ação do sal fino, enrijece suas fibras e ela fica dura.
Lembre-se também de cortá-la sempre no sentido contrário ao das fibras, para que ela fique macia.
Nunca unte a carne antes de grelhá-la. Espetá-la com um garfo também não é boa ideia. Isso fará com que o seu sangue jorre e ela endureça.
Se a carne for marinada com ervas aromáticas, escorra-o muito bem antes de passar para o braseiro.
Para manter-se tenra e saborosa, a carne de churrasco deve ser descongelada 24 horas antes em geladeira. Evite deixá-la descongelar em temperatura ambiente: é bem provável que o choque térmico altere suas características.
Experimente pôr algumas folhas de alecrim espalhadas sobre o carvão da churrasqueira… darão um sabor todo especial à carne.
Cheiro forte de churrasco por toda a casa? Evite isso colocando uma esponja embebida em vinagre perto da churrasqueira.
Fonte: “Dicas do fundo do baú” de Marlene Cohen