Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

ARANHAS... DESTAQUE PARISIENSE.

10.01.12 | Mari Ortiz
Encontra-se no Museu Nacional de História Natural de Paris, até o dia 2 de julho deste ano, uma exposição dedicada exclusivamente às aranhas. Os organizadores querem que os visitantes conheçam melhor o fascinante universo das aranhas, derrubando, dessa forma, preconceitos.
É estranho que, mesmo conhecendo pouco, muitas pessoas sintam-se atraídas por tudo o que se relaciona com aranhas. Particularmente, não fico muito a vontade perto de aranhas, embora aquelas menores ou mesmo domésticas não me causem impressão alguma, pois até funcionam como inseticidas naturais já que comem os insetos a seu redor. Assim, não me enquadro nos 50% das mulheres que têm aracnofobia, embora seja uma das fobias mais comuns, atingindo 10% dos homens.
Eis algumas das imagens expostas no museu…
A aduana francesa apreende todos os anos centenas de tarântulas levadas ao país por traficantes de animais.
Em algumas culturas, as aranhas têm uma imagem positiva. Em partes da África, por exemplo, elas representam sabedoria e inteligência. Na Sibéria, as mulheres comem aranhas para “aumentar sua fertilidade”.
Pesquisadores especializados em aranhas descobriram que algumas delas conseguem emitir sons batendo as patas no chão ou roçando suas patas como um grilo.
Existem cerca de 40.000 espécies de aranhas, mas alguns estudiosos calculam que este número pode chegar a 100.000. Mas apenas uma dezena delas possui um tipo de veneno perigoso para os humanos.
Produzem teias que são 5 vezes mais fortes do que o aço no mesmo diâmetro e resistem à agua e à temperaturas até -45ºC sem que se rompam. Além disso, a teia pode ainda se esticar 4 vezes mais que seu comprimento inicial. E os filhotes aprendem a fabricar teia sozinhos.
As aranhas são capazes de viver em condições inóspitas. Algumas sobrevivem debaixo da terra ou da neve e até na água.
Fontes: http://noticias.terra.com.br;  http://pt.wikipedia.org
Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.