Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

HOJE, SEXTA-FEIRA 13… SERÁ UM DIA MARCANTE?

13.01.12 | Mari Ortiz
Sim, bem pode ser… Quem sabe, uma felicidade inesperada; uma boa surpresa; um reencontro com um amigo não visto há muito tempo!
Isto de considerar-se como um dia de azar, para mim, é apenas uma crendice popular… e qualquer crendice passa pelo nosso poder de acreditar ou não. Apesar de vir de gerações para gerações, é um dia como foi ontem ou será amanhã. Os acontecimentos (normalmente, os maus) desenrolados nessas 24 horas não o são movidos por ser sexta-feira 13. Impor à data a culpa por um infortúnio, acaba por mascarar uma atitude que pode ter sido originada por nós mesmos ou para atenuar algo que fizeram-nos sofrer.
Entretanto, se pesquisarmos, encontraremos fatos que tentam comprovar ser um dia de má sorte… Por um lado, sexta-feira: a morte de Cristo e o grande dilúvio aconteceram numa sexta-feira. Por outro lado, 13: representa a Morte em carta do tarô e, na numerologia, está ligado à imperfeição, à rutura. Unindo a sexta-feira e o 13, teremos um dia “carregado de más energias”, segundo ainda acontecimentos que dão crédito a essa crença ao longo dos anos… Observe: a Ordem dos Templários foi declarada ilegal numa sexta-feira 13 (1307) e seus Cavaleiros foram presos, torturados, exterminados; o pior incêndio de florestas da Austrália foi numa sexta-feira 13 (1939) quando uma área de cerca de 20 mil quilômetros foi queimada e 71 pessoas morreram.
Há muitos outros exemplos que lhe dão a carga de um dia de azar… Entretanto, tantas tragédias acontecem por esse mundo afora em datas tão distintas, pois não? Por que iríamos associar apenas algumas à fatídica sexta-feira 13? Foram coincidências. Assim como muitas coisas boas acontecem nesta data: uma reunião de trabalho onde tudo corre bem, um dia ensolarado que nos deixa bem dispostos. Afinal, é mais um dia para se desfrutar a vida! E milhares de crianças nascem… ahhh, claro: se uma dessas crianças enveredar pelo mau caminho, pronto!, será porquê nasceu nesse famigerado dia! Estou a dizer: é uma bela desculpa, um argumento que convém.
A incoerência de se eliminar o 13 de nossas vidas, tal como uma proteção contra o azar, não fará diferença alguma. Por exemplo: no Japão, o número 13 não existe nos prédios… e, por acaso, quando houve o terremoto seguido do tsunami no ano passado, as casas que não tinham tal número sofreram menos o impacto da tragédia?
Uma simples sexta-feira 13 não deveria ser mistificada com superstições negativas… assim como outras crendices que circulam sem nenhum fundamento. São mitos, apenas. Acho mais válido acreditar em nossa intuição, ouvir nossa voz interior. Ou teria que ter sempre comigo “uma pata de coelho” para ter sorte!
Também já sentei à mesa formando um conjunto de 13 pessoas e garanto que nada aconteceu a ninguém, ainda que não houvesse um gato no colo de algum dos presentes (pois “neutralizaria o azar”). O que dizer então da máxima “cruzar com gato preto é de certeza que terá azar”? Coitadinho do gato… leva a fama porque na Idade Média acreditavam que as bruxas se transformavam nos pobres bichanos.
Mas pronto!, crenças estão inseridas em nós das mais variadas formas, pois não deixa de ser um dos motivos mais instintivos que todos nós possuímos… Cada um que acredite no que quiser! Posso não crer que o 13 e a sexta-feira sejam de mau agouro, pois não lhes dou esse crédito.. assim como posso crer em mensagens espirituais (vai da crença de cada um).
Vale lembrar que ainda teremos mais duas sextas-feiras 13 em 2012…
Tome nota das datas, quem sabe até para um belíssimo e decisivo acontecimento em sua vida: 13 de abril e 13 de julho.
E já agora: boa sorte!!!!! Hoje, amanhã, depois de amanhã, etc etc etc... :-)
Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.