FRANÇOIS TRUFFAUT… HOMENAGEADO ATRAVÉS DE DOODLES.
Hoje, ao acessar o Google, deparamo-nos com uma homenagem prestada a uma das figuras mais influentes do cinema francês: François Truffaut.
Truffaut (Paris, 6 de Fevereiro de 1932 — Neuilly-sur-Seine, 21 de Outubro de 1984), considerado um dos maiores ícones da história cinematográfica do século XX, para além de ser diretor foi também roteirista, produtor e ator. E inspirou outros cineastas, como Steven Spielberg, Quentin Tarantino, Brian De Palma e Martin Scorcese.
François Truffaut ganhou destaque, no Festival de Cannes, em 1959, como melhor diretor com seu filme “Les Quatre Cents Coups” (Brasil: “Os Incompreendidos”, Portugal: “Os Quatrocentos Golpes”). Truffaut ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1973, com “La Nuit Américaine” (“A Noite Americana”). Em 1976, foi premiado no Festival de Berlim por “LÁrgent de Poche” (Brasil: “Na Idade da Inocência”, Portugal: “A Idade da Inocência”). Em 1980, ganhou o César de melhor realizador e melhor argumento com o filme “Le Dernier Métro” (Brasil: “O Último Metrô”, Portugal: “O Último Metro”).
Em 25 anos de carreira como diretor, conciliou grande sucesso de público e de crítica na maior parte de seus 26 filmes. Sua preferência de temas recaía sobre mulheres, paixão e infância. Consciente do papel de um diretor, assumia a responsabilidade maior sobre o êxito ou fracasso de um filme.
Fonte: http://pt.wikipedia.org