Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

GAÚCHO... BRASILEIRO COM TRADIÇÃO E HISTÓRIA.

07.02.12 | Mari Ortiz
Os gaúchos são guerreiros, formaram a sua própria República! Encabeçaram uma revolução que acabou com a Republica Velha do café com leite e introduziu o Estado Novo.
Firmaram-se como potência e, não por acaso, do Rio Grande do Sul saiu a maior parte dos presidentes e ditadores brasileiros.
O povo gaúcho é o mais politizado e o seu Estado é o de melhor qualidade de vida. Em todos estados brasileiros existem gaúchos bem sucedidos.
O Rio Grande do Sul é como aquele filho que sai muito diferente do resto da família. A gente gosta, mas estranha.
Entrou tarde no mapa do Brasil. Até o começo do século XIX, espanhóis e portugueses ainda se esfolavam para saber quem era o dono da terra gaúcha. Talvez por ter chegado depois, o Estado ficou com um jeito diferente de ser.
Gaúcho que se preze já nasce montado no bagual (cavalo bravo). E, antes de trocar os dentes de leite, já é especialista em dar tiros de laço. Ou seja, saber laçar novilhos à moda gaúcha, que é diferente do jeito americano, porque o laço é de couro trançado em vez de corda, e o tamanho da laçada, ou armada, é bem maior, com oito metros de diâmetro, em vez de dois ou três.
Esse regionalismo exacerbado costuma criar problemas de imagem para os gaúchos, sempre acusados de se sentir superiores ao resto do País.
Não é verdade - mas poderia ser, a julgar por alguns dados e estatísticas. O Rio Grande do Sul é possuidor do melhor índice de desenvolvimento humano do Brasil, de acordo com a ONU, do menor índice de analfabetismo do País, segundo o IBGE e o da população de mais longevidade da América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde. E ainda tem as mulheres mais bonitas do País, segundo a Agência Ford Models. Além do gaúcho, chamado de machista", qual outro povo valoriza a mulher a ponto de chamá-la de prenda (que quer dizer algo de muito valor)?
Macanudo, tchê. Ou, como se diz em outra praças: "legal às pampas", uma expressão que, por sinal, veio de lá.
Fonte: excertos de crônicas do jornalista Arnaldo Jabor.
Em resposta aos conceitos que lhes são dados em tom jocoso, os gaúchos também brincam e divulgam sua forte personalidade. Aprecie com humor um regionalismo marcante… e tenha em conta que quando dizem "Rio Grande" referem-se ao "Rio Grande do Sul" e os erros gramaticais são mesmo de propósito (puro folclore).
Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

2 comentários

Comentar post