Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

O TERCEIRO ATO DA VIDA... SEGUNDO JANE FONDA.

16.02.12 | Mari Ortiz

Jane Fonda, aos 74 anos, é mesmo uma mulher à frente de seu tempo… sempre o foi. Para além de atriz (vencedora de Oscar), é escritora, produtora de vídeos de ginástica aeróbica (sendo que o primeiro deles, em 1982, vendeu 17 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos), ativista política de esquerda e ex-modelo. Com muita convicção, abraça qualquer atividade que lhe apeteça. Na terceira idade, Jane Fonda venceu a batalha contra um câncer de mama, voltou ao cristianismo, reaproximou-se dos filhos, é avó amorosa e continua a escrever livros e promovê-los na mídia.

Nesse vídeo abaixo, Jane Fonda questiona como podemos considerar a fase da terceira idade, em uma palestra que resulta de seu último livro "Prime Time: Love, health, sex, fitness, friendship, spirit - making the most of all of your life". Fala sobre o que ela chama de terceiro ato de sua vida.

E percebe-se que Jane Fonda está de bem com a vida. Ela revela: "30% é por causa dos meus genes, outros 30% devem-se ao bom sexo e os outros 30% ao desporto e a um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada. Os últimos 10% devem-se à minha cirurgia plástica".

Assista ao vídeo e absorva sua mensagem. Há duas passagens que tocaram-me profundamente…

Jane Fonda conta sobre um  homem chamado Neil Selinger (57 anos), advogado aposentado, com uma doença fatal que devasta o corpo, mas a mente permanece intacta. Em seu artigo no New York Times, Selinger descreveu o que estava acontecendo: "À medida que meus músculos enfraqueciam, minha escrita se tornava mais forte. À medida que perdia minha fala, ganhava minha voz. À medida que encolhia, eu crescia. No momento em que perdi tanto, finalmente comecei a encontrar a mim mesmo". Segundo Jane Fonda, Neil Selinger é a personificação da subida da escadaria em seu terceiro ato.

Mais adiante, cita Viktor Frankl, psiquiatra alemão que passou cinco anos em um campo de concentração nazista, escritor de um livro chamado "Em Busca de Sentido", onde diz: "Tudo que você tem na vida pode ser tirado de você, exceto a liberdade de escolher como você responderá às situações. Isso é o que determina a sua qualidade de vida, não se é rico ou pobre, famoso ou anônimo, saudável ou sofredor. O que determina sua qualidade de vida é como se relaciona com essas realidades e que tipo de significado atribui a elas".

Pense nisso… e cuide bem de si. 

Observação: caso as legendas em português não apareçam no vídeo, faça o seguinte: clique em “play” e, ao iniciar, clique em “share” e perceberá que ao lado esquerdo surgirá o texto que menciona “legenda em português”. Já está, basta fechar a janela.
Se ainda assim não resultar, vá ao link
http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/jane_fonda_life_s_third_act.html
Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.