Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

CONHEÇA AS MENORES ESPÉCIES DE CAMALEÕES DO MUNDO...

28.02.12 | Mari Ortiz

Essa é uma região da Ilha de Madagascar (África), conhecida por ser o habitat de bichos bem diferentes. Você é capaz de imaginar-se a encontrar qualquer espécie de camaleão num lugar assim? Pois, é tal qual encontrar uma agulha em um palheiro.

Entretanto, apesar das dificuldades, pesquisadores alemães da Coleção Zoológica Estatal de Munique fizeram, com ajuda de lanternas, uma busca intensa e cuidadosa durante as noites na floresta fechada. Note-se que um camaleão prefere sair à noite para caçar pequenos insetos e, para além de ter a capacidade de mudar a cor de sua pele, não é visto com frequência durante o dia porque prefere passar as horas de sol debaixo de folhas ou dentro de cascas de árvores.

Quatro espécies muito parecidas foram encontradas. E como são pequeninos! Têm, no máximo, sete centímetros! O menor de todos chega a medir dois centímetros de comprimento, sendo menor do que a unha do dedo indicador de um adulto. Eles são pequenos assim devido ao isolamento da ilha e à dificuldade em encontrar comida suficiente para todo mundo da mesma espécie.

Por causa do desmatamento da floresta, algumas dessas espécies já correm risco de extinção. Tanto que seus nomes foram mesmo escolhidos de forma a refletir essa vulnerabilidade… Por exemplo: Brookesia Desperata, Brookesia Tristis (em latim: desesperada, triste).

Fonte: http://recreionline.abril.com.br

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.