Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA “BAJAU”? POIS CONHEÇA OS "CIGANOS DO MAR"…

20.03.12 | Mari Ortiz

Povo de pescadores, os “bajau”, também conhecidos como “ciganos do mar”, vivem na terceira maior ilha do mundo, o Bornéu (que acolhe a Indonésia, a Malásia e o Brunei) e habitam barcos ou palafitas construídas sobre recifes de coral.

Eles têm uma caraterística toda própria: conseguem ficar vários minutos debaixo d'água, à procura de comida, sem equipamento de mergulho. Pois é, equipados apenas com um arpão e uns óculos de madeira artesanais, os Bajau mergulham a profundidades de 20 metros, onde a pressão exercida é três vezes superior à da superfície.

Para além de uma maior capacidade pulmonar, os Bajau também desenvolveram a sua visão, já que para esse povo é normal estar debaixo de água desde a infância. Assim, os olhos adaptaram-se para ver melhor na escuridão do fundo do mar. Um dos sentidos que não se desenvolve de forma favorável para os "ciganos do mar" é a audição. Por não terem treino profissional de mergulho, o tímpano dos Bajau rompe quando são muito jovens. Para além disso, o tipo de mergulho praticado é capaz de provocar muitos problemas de saúde e já houve quem morresse entre os Bajau em consequência dos mergulhos.

Uma equipa da BBC Human Planet viajou até ao Bornéu e registou um desses mergulhos na costa de Sabah, na Malásia. No vídeo, podemos ver Sulbin, que apesar de "apenas" ficar pouco mais de dois minutos debaixo d'água, consegue ficar até cinco minutos e mergulhar em águas ainda mais fundas. Mas, como é dito no vídeo, Sulbin "não é exibicionista e, feitas as contas, já tem aquilo que veio procurar”.

Segure seu fôlego e acompanhe a atividade do nativo…

Fonte: http://www.forum-mergulho.com

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.