COMO CURAR UMA RESSACA…
As lembranças de uma festa espetacular ficam totalmente comprometidas se tivermos aquela ressaca que desanima o dia seguinte… E, para além do sentimento de culpa pelos exageros, tratamos logo de buscar uma solução.
Pois esqueça o suco de laranja, o limão azedo, a cervejinha logo pela manhã ou mesmo qualquer outro “remédio” para curar a ressaca. Cientistas comprovaram que o melhor é “café com aspirina”.
Michael Osinsky, cientista da Thomas Jefferson University, na Filadélfia (USA), induziu a ressaca em ratinhos de laboratório usando etanol. Depois deu a eles uma dose de cafeína com aspirina e percebeu que os compostos bloqueavam o acetato causador da ressaca.
Segundo Osinsky, nenhum dos outros “remédios caseiros” citados comumente como remédio para ressaca tiveram um efeito tão satisfatório.
Alguns ainda dizem que beber água é ideal, já que ela hidrata o corpo melhor do que bebidas com cafeína. Há também quem diga que usar analgésicos, como a aspirina, é uma má ideia, já que ela prejudicaria um estômago que já está fragilizado pelo álcool.
De qualquer forma, o café com a aspirina ainda é o remédio que produz o efeito mais imediato. A cafeína e os ingredientes anti-inflamatórios da aspirina reagem ao etanol, o álcool – é ele que causa as dores de cabeça, graças a um acetato químico que ele produz no organismo e que afeta algumas pessoas mais do que a outras.
Bom, diante de uma ressaca tentamos de tudo… quem sabe, essa "dica" funcione consigo, pois não? Os organismos reagem de formas diferentes… e cada pessoa acaba por descobrir o que lhe convém. Eu, por exemplo, se percebo que pode haver um “estrago” maior após uma festa, antecipo-me: 1 “Engov” antes, outro durante e um terceiro após. Afinal, lendo sua bula, ele é uma associação medicamentosa que, entre outras coisas, combina a ação analgésica do ácido acetilsalicílico e a leve ação estimulante da cafeína (então, aí está: café com aspirina!).