DE MULHER PARA MULHER… UM SAPATO FEITO SÓ PRA SI.
Aparentemente, é um sapato como outro qualquer… pode ser em couro natural ou sintético, fabricado seguindo a padronização normal por números.
A mulher vai à loja de calçados, escolhe um modelo ao seu gosto.
Então, um pequeno aparelho térmico e um escâner portátil terminam o processo de adaptação do sapato ao seu pé. São tomadas as medidas antropométricas do pé da cliente, em 3D. Os sapatos são inseridos no pequeno aparelho, que interpreta as medições feitas pelo escâner e ajusta o material inteligente no interior do sapato.
Pois é, o “esqueleto” do sapato é totalmente construído com os chamados materiais inteligentes ou, melhor dizendo: materiais com memória de forma.
Parece um sonho, mas, aquele que pode ser considerado o sapato de mais alta tecnologia já feito, acaba de ser criado por um consórcio de engenheiros de universidades e empresas da Espanha e da França.
Materiais metálicos com memória de forma podem ser esticados, torcidos e dobrados. A memória de forma geralmente é obtida em ligas metálicas especiais, algumas delas conhecidas como músculos artificiais. E foi uma dessas ligas, feita de níquel e titânio, que a equipe liderada pelo Dr. Juan Carlos González escolheu para criar um fantástico sapato feminino totalmente ergonômico.
É mesmo uma boa novidade! Um sapato que se ajusta perfeitamente ao pé de cada mulher, de forma personalizada… mesmo só para ela e assim: num piscar de olhos. Um sapato inteligente!
E o melhor da história: se a cliente mudar de ideia (deu-se conta de que não é bem aquele modelo que desejava) não é preciso sentir-se comprometida depois de ter tido sapatos idealizados para seus pés. O vendedor coloca os sapatos de volta no equipamento, aperta um botão tipo “reset” e a liga com memória volta exatamente ao desenho que tinha ao sair da fábrica.
Agora, só nos resta esperar que essa tecnologia logo esteja ao alcance de todas nós!