Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

“FATA MORGANA” TERIA AJUDADO A AFUNDAR O TITANIC?

20.04.12 | Mari Ortiz

“Fata Morgana” é um efeito de ilusão de ótica, uma miragem causada por uma inversão térmica. Ilhas, falésias, barcos ou icebergs, basta que se encontrem no horizonte para adquirirem uma aparência alargada e elevada, tipo uma parede falsa de água ou qualquer coisa similar a um “castelo de contos de fadas”.

A origem do termo vem do italiano “fata Morgana” (fada Morgana), em referência à fictícia feiticeira (fada Morgana) meia-irmã do Rei Artur que, segundo a lenda, conseguia mudar de aparência.

Em condições adequadas, com tempo calmo, a separação regular entre o ar quente e o ar frio (mais denso) faz com que a luz que reflete a água fria seja “dobrada” por uma camada anormal de ar quente acima e pode ser observada de vários ângulos.

Pois, no dia 15 de abril de 1912, a “Fata Morgana” pode ter obscurecido icebergs reais na visão da tripulação a bordo do Titanic. Esta hipótese surgiu do fato de que o navio SS Californian, próximo ao Titanic, relatou avistamentos consistentes com essas miragens. Assim, se realmente houve essa ilusão de ótica, o iceberg que ocasionou o naufrágio do Titanic foi visto já muito perto e a velocidade do navio não permitiu um desvio rápido.

Só não percebo porquê, somente após cem anos, essa hipótese é mencionada… O fato é que, mesmo com o passar do tempo, o triste fim do Titanic ainda permanece na memória histórica de todos nós.

Fonte: apod.nasa.gov

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.