Portugueses compram cada vez mais pela internet
Os portugueses realizam cada vez mais compras através da Internet, revela um estudo da Associação do Comércio Electrónico. Bilhetes para espectáculos, música, produtos electrónicos e telemóveis são os produtos mais adquiridos, os serviços de homebanking são os mais procurados.
O inquérito que serviu de base ao estudo da ACEP em parceria com a Netsonda revela que 98% dos inquiridos acede diariamente à Internet, sendo essa percentagem de 97% em 2007. Entre os serviços mais utilizados destacam-se o e-mail, a consulta de sites, os motores de busca e o envio de mensagens instantâneas.
No que se refere ao comércio electrónico as principais conclusões deste estudo referem que 83,5% dos inquiridos já realizaram compras através da Internet, o que representa um crescimento de 5,5% face aos mesmos dados recolhidos no ano anterior. A maioria dos indagados revelou preferir comprar em sites nacionais.
O cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado(35,2%), seguindo-se o pagamento à cobrança (18,7%) e o sistema de pagamento online (MBNet, Paypal, BidPay) com 18,4% das respostas. No entanto, apesar destes valores, 38,6% dos inquiridos continua a mostrar receios em utilizar o cartão de crédito para pagamentos na Internet.
Este estudo revela que 73% dos inquiridos têm gastos mensais em compras pela Internet no valor de 50 euros e que entre os produtos/serviços mais comprados online figuram os bilhetes para espectáculos, desportos e outros com 44,5% (36,1% em 2007), CD/música com 34,9% das respostas, e a área da electrónica e dos telemóveis com 34,6%.
O facto de não terem que sair de casa para efectuar as compras, a capacidade de poder comprar a qualquer momento e a possibilidade de comparar preços, são as vantagens de comprar na Internent, mais destacadas pelos participantes no estudo.
Fonte: Jornal de Negócios