Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

Portugueses compram cada vez mais pela internet

05.06.08 | José Coelho

Os portugueses realizam cada vez mais compras através da Internet, revela um estudo da Associação do Comércio Electrónico. Bilhetes para espectáculos, música, produtos electrónicos e telemóveis são os produtos mais adquiridos, os serviços de homebanking são os mais procurados.

O inquérito que serviu de base ao estudo da ACEP em parceria com a Netsonda revela que 98% dos inquiridos acede diariamente à Internet, sendo essa percentagem de 97% em 2007. Entre os serviços mais utilizados destacam-se o e-mail, a consulta de sites, os motores de busca e o envio de mensagens instantâneas.

No que se refere ao comércio electrónico as principais conclusões deste estudo referem que 83,5% dos inquiridos já realizaram compras através da Internet, o que representa um crescimento de 5,5% face aos mesmos dados recolhidos no ano anterior. A maioria dos indagados revelou preferir comprar em sites nacionais.

O cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado(35,2%), seguindo-se o pagamento à cobrança (18,7%) e o sistema de pagamento online (MBNet, Paypal, BidPay) com 18,4% das respostas. No entanto, apesar destes valores, 38,6% dos inquiridos continua a mostrar receios em utilizar o cartão de crédito para pagamentos na Internet.

Este estudo revela que 73% dos inquiridos têm gastos mensais em compras pela Internet no valor de 50 euros e que entre os produtos/serviços mais comprados online figuram os bilhetes para espectáculos, desportos e outros com 44,5% (36,1% em 2007), CD/música com 34,9% das respostas, e a área da electrónica e dos telemóveis com 34,6%.

O facto de não terem que sair de casa para efectuar as compras, a capacidade de poder comprar a qualquer momento e a possibilidade de comparar preços, são as vantagens de comprar na Internent, mais destacadas pelos participantes no estudo.

Fonte: Jornal de Negócios

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.