Quinta-feira, 30 de Abril de 2009

Não encontrou o que procurava no Google? Acabe com isso. Leia estas dicas

Praticamente todos os cibernautas já se depararam com esta situação: ao pesquisar informações sobre um determinado assunto no Google, não encontraram o que procuravam. Agora esse problema vai deixar de existir, siga estas dicas que o Internet para Todos compilou e comece já hoje a saber utilizar a pesquisa do Google nas categorias “básica”, “avançada” e “números”.


Opções básicas


O Google não diferencia  letras maiúsculas, minúsculas ou acentuação. Para o motor, requeijão, é a mesma coisa que requeijao ou ReQuEiJãO.


1) Pesquisa simples

Você pode fazer uma pesquisa com uma ou mais palavras: quando elas são separadas por um espaço, o sistema procura uma e também a outra. Exemplo: pesquise isto Cristiano Ronaldo. Como resultado, o motor vai-lhe trazer todo os sites que contenham as palavras Cristiano e Ronaldo, mesmo se elas estiverem separadas no texto.


2) Frase exacta


Ao escrever as duas palavras entre aspas, a pesquisa será efectuada com todas as palavras, na ordem em que foram escritas. Exemplo: “Cristiano Ronaldo”. O resultado irá apresentar todos os sites nos quais a palavra Cristiano é obrigatoriamente seguida pela palavra Ronaldo.

3) Exclusão de uma palavra

É possível fazer isso ao colocar um sinal de menos (-) na frente da palavra que deseja excluir. Exemplo: “Cristiano Ronaldo” -Futebol. O resultado vai apresentar sites que tenham “Cristiano Ronaldo”, nesta ordem, e não contenham a palavra Futebol.


4) Encontrar sinónimos

Coloque um sinal de til (~) na frente da palavra que deseja procurar; assim, a ferramenta exibirá os seus sinónimos. Exemplo: “Cristiano Ronaldo” ~espectacular.



Opções avançadas

1) Pesquisa no título da página

Para pesquisar o título da página, esse que aparece no topo da janela, escreva o termo intitle: , seguido da expressão que quer encontrar. Exemplo: intitle:”Cristiano Ronaldo”. O resultado irá apresentar as páginas que contenham a expressão “Cristiano Ronaldo” no titulo, e não necessariamente no corpo da página. Use allintitle: para pesquisar por todas as palavras e expressões no título.


2) Procurar num site específico

Você pode procurar dentro de um site específico, usando o termo “site:” acrescido da URL básica do site. Exemplo: “Cristiano Ronaldo” site: wikipedia.org. O resultado irá apresentar todos os registos da expressão “Cristiano Ronaldo” em todos os sites da wikipedia.org.


3) Todas as palavras no texto da página

Quando você quiser garantir que todas as palavras estão no texto da página (não em links, titulo e etc), use allintext:. Exemplo: allintext: “Cristiano Ronaldo”. O resultado irá apresentar apenas sites em que a expressão “Cristiano Ronaldo” esteja no corpo do texto.


4) Busca por intervalo entre números

Se estiver à procura de um produto e deseja apenas os resultados de busca entre duas faixas de preço, use valor 1..valor 2. Exemplo: “Máquina digital” 500..1.000. O resultado apresentará sites com a expressão “Máquina digital” e números inteiros entre 500 e 1.000.


5) Busca com filtro de conteúdo adulto

O seu filho precisa fazer um trabalho escolar e acaba por usar termos como “sexo”” entre outros? O risco de ele encontrar um site com conteúdo adulto é muito grande. Para diminuir o risco dele aceder a sites impróprios para a sua idade, clique aqui e configure essa opção no seu navegador.


6) Busca por tipos específicos de ficheiros

Pode ser que alguma vez seja necessário encontrar um ficheiro com uma extensão específica, como um arquivo PDF de um livro que você perdeu. Para isso, Use o termo filetype: ou ext: acrescido da extensão que você quer. Exemplo: “Lusíadas” ext:PDF. O resultado irá apresentar apenas documentos PDF com a expressão “Lusíadas” no seu conteúdo.


NÚMEROS

Também é possível brincar com as pesquisas do Google fazendo cálculos matemáticos, conversão de moedas, etc.

1) Operações matemáticas

Soma: número + número
Subtracção: número - número
Multiplicação: número * número
Divisão: número / número

2) Operações de conversão de moeda

Precisa de saber quanto vale US$ 100 em euros? Simples: escreva o valor, a moeda de origem, a palavra in e a moeda final. Exemplo: 100 USD in euros. Uma observação importante: se o Google aparecer em português, use no lugar de in a opção EM: 200 USD em euros.

Ufa! Não pense que chegamos ao fim. Ainda existe uma vasta gama de opções de pesquisa para o Google, mas agora é consigo, caro(a) cibernauta. Quer descobrir outras facetas? Utilize as dicas apresentadas neste post para encontrar novas funcionalidades e partilhe as suas descobertas nos comentários.

 

 


Se gostou deste post, vai gostar destes também:

 

 

Participe neste blog como autor(a). Envie as suas dicas e sugestões para:

 

publicado por José Coelho às 16:30
link do post | comente este post | favorito

pesquise no blog

 

mais posts aqui

TEMAS

video do dia

youtube

videos

coisa criativa

música

cinema

brasil

facebook

pérolas do youtube

natureza

coisa bizarra

portugal

mulher

wallpapers

criatividade

internet

animais

google

redes sociais

humor

fotografia

curiosidades

download grátis

download

mundo animal

celebridades

jogos online

arte

trilhas sonoras de filmes

youtube filmes

fotografias

imagens

turismo

saúde

tecnologia

vimeo

hoje descobri

microsoft

china

futebol

filmes

natal

jogos

dicas

twitter

videoclipes musicais

videos engraçados

visita virtual

estados unidos

serviços online

cães

mapas

carros

infografias

lugares do mundo

moda feminina

japão

videos de animais

videos divertidos

astronomia

ferramentas online

gifs animados

curiosidade

design

mulheres

baixar grátis

flores

vida

games online

gatos

imagens de fundo

motores de busca

serviços web

automóveis

índia

arte digital

fotos

google maps

hilário

amor

como fazer

cristiano ronaldo

mp3

trailers

videos musicais

videos virais

animais selvagens

arte criativa

crianças

londres

photoshop

reflexão

rio de janeiro

sites úteis

videos explicativos

ciência

cores

europa

lisboa

livros

todas as tags