Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

Saiba mais sobre o Google Analytics e como pode beneficiar com ele no seu site/blog

01.05.09 | José Coelho

O Google Analytics é o sistema de análise estatística de sites mais utilizado e também o mais completo do mundo. Nove a cada dez profissionais de optimização de sites fazem uso do Analytics para preparar os seus relatórios e para as suas estratégias de SEO. Veja abaixo a lista dos principais termos técnicos que aparecem nos relatórios para uma melhor interpretação dos mesmos, a relação abaixo discrimina os nomes originais em Inglês e a  tradução dos mesmos para Português.

 

Principais Termos Técnicos do Google Analytics

  • Visits / Visitantes: A principal informação apresentada pelo Google Analytics. Corresponde à quantidade absoluta de visitantes que o seu site está a ter. É interessante salientar que os visitantes são absolutos, isto é, se um visitante entrar no seu site mais do que uma vez por dia, apenas a primeira vez irá ser registada, pois um determinado IP só pode gerar uma única visita por dia.
  • Pageviews / Exibições de Página: Os pageviews, ao contrário dos visitantes, indicam a quantidade total de páginas exibidas no seu site por período (dia, mês ou semana). Se uma pessoa entrar no seu site mais de 1 vez por dia, neste caso, para cada visita será contado um novo pageview.
  • Bounce Rate / Taxa de Rejeição: A taxa de rejeição no Google Analytics é o indice que indica a qualidade das visitas do seu site. De nada adianta ter 10000 visitas por dia, se a rejeição está alta. O indice de taxa de rejeição é determinado por 2 factores: a quantidade de páginas por onde o visitante passou, quando visitou o seu site e também o tempo médio que ele ficou em cada página. A diminuição da taxa de rejeição é um dos principais focos das campanhas de Optimização de Sites.
  • Avg. Time on Site / Tempo Médio no Site: Outro termo do Google Analytics que determina a qualidade das visitas, quanto mais tempo os visitantes ficam num site, maiores as hipóteses de realizar uma venda de um produto ou serviço.
  • New Visits / % de Novas Visitas: Esta taxa representa diariamente a quantidade de novos utilizadores ( tecnicamente novos IPs ) que entraram no seu site num dado período. Em geral, sites com uma situação de optimização saudável apresentam uma alta taxa de novas visitas. Quanto maior a percentagem de novos visitantes o seu site tiver, mais a marca da sua empresa vai ser disseminada pela internet.
  • Map Overlay / Cobertura do Mapa: Nesta secção podemos ver as cidades, regiões e países de onde vêm as suas visitas. É interessante para saber se o site está a atrair o mercado e regiões para o qual foi concebido. Algumas cidades, no entanto, por não serem devidamente identificáveis pelo Google Analytics, são indicadas no relatório como Not Set (não reconhecida ou desconhecida). Geralmente isso acontece para cidades com menos de 100.000 habitantes.
  • Traffic Sources Overview / Visão Geral das Fontes de Tráfego: Traffic Sources Overview indica qual a fonte do tráfego do seu site. O tráfego pode vir basicamente de 3 fontes primárias: de motores de busca orgânicos tais como o Google, de Sites de Referência (sites que fazem links para o seu site) ou então de Tráfego Directo (as pessoas que escreveram o endereço do site na barra do browser). Em geral a principal fonte de vistas de um site são os motores de busca, no entanto, empresas fortes, com uma marca forte, tendem a ter uma grande quantidade de visitantes vindos de tráfego directo.
  • Content Overview / Visão Geral do Conteúdo: Indica quais são as páginas que estão a ser mais visitadas no seu site. Normalmente a página mais forte de um site é a sua página inicial, no entanto, em alguns casos, páginas de conteúdos mais pontuais tendem a ser mais fortes e melhor classificadas no Google.


Se gostou deste post, vai gostar destes também:

 

 

Participe neste blog como autor(a). Envie as suas dicas e sugestões para:

 

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.