Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

VOCÊ SABE O QUE É UM "PAGRI"?

28.05.12 | Mari Ortiz

No Paquistão e na Índia é chamado de Pagri… e é popularmente usado por homens no Médio Oriente, África, sul da Ásia e algumas partes da Jamaica.

Para os homens sikhs (vivem na região do subcontinente indiano dividida entre a Índia e o Paquistão) é obrigatório vesti-lo. No Afeganistão é amplamente usado por homens em partes rurais do país.

Pois é, estamos a falar de turbante! Seis metros e meio de tecido, habitualmente (há alguns maiores e mais complicados de vestir, chegando mesmo a ter 45 metros), que cobrem as cabeças desses homens 24 horas por dia. É verdade! Por exemplo: até para dormir, os Sikhs usam turbantes, porém mais simples de colocar. E assim, protegem os cabelos das impurezas do mundo, já que nunca os cortam, preservando-os custe o que custar. Aliás, são as duas marcas mais típicas dos Sikhs: a primeira é o uso do Kara, um bracelete de metal que representa a eternidade e que usam desde o nascimento. A segunda, porém não menos importante, é o respeito aos cabelos do corpo. Nem a barba cortam e, para parecer curta, amarram os cabelos logo abaixo do queixo.

A propósito: há cerca de 23 milhões de Sikhs no mundo e mais de 80% deles vivem na Índia, incluindo Manmohan Singh, que ocupa o cargo de Primeiro Ministro no país. O sikhismo é a quinta maior religião do mundo por número de adeptos e, entre as principais crenças está a fé num Deus único e sem forma. Constituem a maioria das pessoas que usam turbantes no mundo ocidental. 

Voltando aos turbantes… Eles podem ser pequenos ou grandes. Coloridos (a combinar com as roupas) ou no tradicional preto e branco. Existem aqueles que somente são usados em ocasiões muito especiais, com um traje chique. As inúmeras formas de amarrá-los compõem uma linguagem: o turbante indica a posição social, a tribo a que a pessoa pertence, sua profissão e até o seu humor naquele momento.

Veja nas imagens o quanto podem ser surpreendentes…

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.