Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

“NEBULOSA DA CACHOEIRA”… UMA DAS MARAVILHAS DO UNIVERSO.

29.06.12 | Mari Ortiz

Uma das mais belas e misteriosas estruturas celestiais, localizada na Grande Nuvem Molecular de Órion, também conhecida como HH-222, a “Nebulosa da Cachoeira” justifica o nome dado pelo seu alongado jato gasoso que se estende por aproximadamente dez anos-luz, emitindo uma variedade surpreendente de cores.

Como terá surgido? Os astrônomos ainda não sabem explicar, mas uma hipótese é que o filamento de gás tenha surgido do vento proveniente de uma jovem estrela que chocou-se com uma nuvem molecular próxima.

No entanto, um caso permanece sem solução: a “Nebulosa da Cachoeira” e os jatos mais fracos parecem convergir para um ponto brilhante, uma incomum fonte de rádio no canto superior esquerdo da estrutura em curva. É um dos mistérios que o Universo reserva em sua grandiosidade. Provavelmente, observações futuras e deduções inteligentes desvendarão a verdadeira origem de tão intrigante nebulosa.

Para nós, que não percebemos de astronomia, resta-nos apreciar as impressionantes nebulosas já fotografadas e constatar as maravilhas que, mesmo além de nossas perceções, encantam e aguçam nossos sentidos sobre os mistérios do universo.

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.