Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

NOVO EDIFÍCIO DOMINA O HORIZONTE DE LONDRES.

06.07.12 | Mari Ortiz

Com um espetáculo de luz e som, foi inaugurado ontem o mais alto edifício da Europa (embora, futuramente, será superado pela Mercury City Tower, em Moscovo, e pela Hermitage Plaza, em Paris).

Chama-se “The Shard” e ergue-se a 310 metros do solo londrino.

Será mais uma das atrações turísticas, apesar de ter provocado muita polêmica. O coordenador do Bermondsey Village Action Group, Russell Gray, diz que edifício é apenas mais uma grande pirâmide de vidro e aço, não havendo nada de atraente nele. Os defensores do patrimônio aquitetônico da cidade afirmam que está mal localizado, pois prejudica a vista da Catedral de São Paulo e do Parlamento. Segundo a UNESCO, a construção interfere na “integridade visual” da Torre de Londres, inscrita no Patrimônio Mundial.

Particularmente, penso que esteja mesmo no sítio errado. Mas, quem sabe, é bem possível que se torne um ícone de Londres. A verdade é que dará o privilégio de uma vista de 360 graus da capital inglesa, permitindo visão de cerca de 64 km em todas as direções.

O construtor, Irvine Sellar, assim como o arquiteto, Renzo Piano, classificam o novo arranha-céu como uma pequena cidade vertical de 12 mil pessoas, que terá um impacto muito positivo em Londres. Só esperam que seja amado pelos londrinos.

"The Shard", para além dos 600 mil metros quadrados de escritórios e lojas, contará com um hotel cinco estrelas em 2013, um Shangri-La, uma das mais opulentas e exclusivas cadeias hoteleiras mundiais, que, ocupando os pisos 34 a 52, oferecerá 200 quartos com serviço de luxo e vistas de tirar o fôlego, restaurante internacional de luxo, spa e diversos equipamentos para conferências e negócios.

Também oferece dez apartamentos com vistas deslumbrantes, entre os pisos 53 e 65, que serão vendidos por cerca de 46 e 62 milhões de euros (116 e 155 milhões de reais).

São 72 andares habitáveis​​, sendo que no último há um terraço panorâmico, o miradouro mais alto do Reino Unido, com uma estimativa de receber mais de um milhão de pessoas por ano. Entretanto, não é esperado que esta zona do edifício esteja aberta ao público antes de Fevereiro de 2013 (os bilhetes para a experiência de visita estão à venda online a partir de hoje).

Confira, no vídeo, a construção do “The Shard”, iniciada em 2009.

Fontes: diariodigital.sapo.pt; fugas.publico.pt

 

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.