Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

Larousse combate Wikipedia com enciclopédia online

06.06.08 | José Coelho

A edição em língua francesa da Wikipedia ganhou uma nova rival, após a editora francesa Larousse ter lançado uma versão online da sua famosa enciclopédia.

 

Segundo o líder do projecto, Sebastien Capelin, a versão online da Larousse é a «primeira» a juntar artigos provenientes das edições em papel e contribuições dos internautas, noticia a "Folha Online".

Apesar de, tal como a Wikipedia, permitir que os utilizadores escrevam os seus próprios artigos, o controlo editorial é mais apertado: quem quiser contribuir tem de se registar, enviar o seu currículo e identificar-se com uma fotografia.

Os artigos submetidos são supervisionados por uma equipa composta por 10 moderadores.

«Em primeiro lugar, está o conteúdo da Larousse certificado e verificado, que, até o momento, possui quase 170 mil artigos, e depois existem os contribuidores, os autores que têm o seu próprio artigo, o seu copyright», explicou Capelin.

Após dois anos de concepção, a Larousse online foi lançada em 15 de Maio e tem superado as expectativas, registando uma média de 30 mil visitas diárias, revelou Capelin, que estima que a enciclopédia exibirá, no seu primeiro mês, dois milhões de páginas.

A Larousse explica a sua aposta na Internet com o facto de já não haver mercado para as «grandes enciclopédias físicas» e as «extensas edições de 30 ou 40 volumes que antes decoravam as salas das casas».

O site apenas está disponível em língua francesa, não estando para já previsto alargar o suporte para outros idiomas.

 

Fonte: Ciberia
 

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.