Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

SOBRE A MASCOTE DA COPA DO MUNDO EM 2014…

24.09.12 | Mari Ortiz
A tradição da Copa do Mundo em ter mascotes oficiais começou em 1966, quando a Inglaterra resolveu homenagear o animal-símbolo da nação ao criar o leãozinho Willie. De lá para cá, já tivemos bichos símbolos típicos do país-sede, como o galo Footix na França-1998 e o leopardo Zakumi no último mundial, o da África do Sul-2010, além de escolhas extravagantes, como as criaturas futurísticas Ato, Nik e Kaz, na Copa da Coreia e do Japão em 2002.
Relembre todas as mascotes das últimas 12 Copas…

A Copa 2014, para além de seu logotipo oficial e de sua bola ser batizada de “Brazuca”, confirmou sua mascote: o tatu-bola. A ideia, apresentada por uma ONG ambiental, derrotou 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras.

Segundo os idealizadores da mascote, a intenção é chamar a atenção do mundo para o problema da extinção da fauna no Brasil. Atualmente, 627 das espécies brasileiras estão em perigo. O homenageado da vez, Tolypeutes tricinctus, o famoso tatu-bola, uma criatura nativa do Brasil, é uma delas. E até há uma relação desta espécie de tatu com o futebol, ou seja: o formato de bola que adquire ao se defender de predadores. O tatu-bola é diferente das outras espécies de tatu porque não cava buracos. Então, ao perceber-se ameaçado, seu corpo se contorce e o animal esconde partes frágeis, como o tronco, a cabeça e as patas, no interior de uma dura carapaça que se fecha e fica em formato de bola. Ele consegue ficar nesta posição de defesa por mais de uma hora, até que a situação de perigo passe.

Entretanto, a mascote ainda não foi “batizada”… Até o dia 28 de novembro deste ano, você pode ajudar a escolher o nome para o simpático tatu-bola. Clicando na imagem abaixo, você pode votar entre as opções “Amijubi”, “Fuleco” e “Zuzeco”, inclusive sabendo o porquê de cada nome sugerido.

Fonte: http://hypescience.com

Observação: Caso esteja em dúvida se o correto é dizer “o mascote” ou “a mascote”… Aurélio, Houaiss e o Vocabulário da ABL dizem que "mascote" é substantivo feminino, que serve aos dois gêneros. Há, porém, uma forte tendência, em razão do uso,  para se aceitar o masculino e o feminino. Tanto que o dicionário Caldas Aulete já traz "mascote" como nome de dois gêneros, ou seja, para este dicionário pode ser "o mascote" ou "a mascote". Assim, se preferir usar a palavra no masculino e for corrigido, já tem uma explicação aceitável.

Fonte: http://www.portuguesnarede.com

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.