Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

PORTUGAL… 5º PAÍS A EXPORTAR JOGADORES DE FUTEBOL.

22.01.13 | Mari Ortiz

 

Cresce o contingente de futebolistas portugueses no estrangeiro, seja por razão desportiva ou financeira (embora esta seja a que mais pesa na hora de decidir pela emigração). Atualmente, já há quase tantos jogadores portugueses a jogar nos outros campeonatos europeus (171) como na Liga Portuguesa (180).

Esta é uma das principais conclusões da edição de 2013 do Estudo Demográfico, do Centro Internacional de Estudos de Desporto (CIES), apresentada nesta segunda-feira: o campeonato português é o quinto principal exportador de jogadores do mundo, numa lista encabeçada pelo Brasil (515) seguindo-se França (269), Sérvia (205) e Argentina (188), todos, à exceção da Sérvia, países bem mais populosos. Os países que conseguem reter mais jogadores internacionais são a Inglaterra e a Alemanha, fruto do reconhecimento dos seus campeonatos.

Por outro lado, acaba por haver mais espaço para os estrangeiros na Liga Portuguesa, que continua a ser a terceira com maior percentagem de futebolistas oriundos de outros países (53,8%), apenas atrás de Chipre (74,2%) e Inglaterra (55,1%). E a aposta cada vez mais frequente em jovens jogadores sul-americanos percebe-se pela média de idades dos estrangeiros que alinham em Portugal (25,5 anos) inferior à dos jogadores locais (26,4).

A preferência dos clubes portugueses por jogadores de outros continentes está ainda bem espelhada num outro ranking que consta do Estudo Demográfico de 2013. Na lista dos dez clubes com mais futebolistas não europeus, constam seis emblemas nacionais, com o Benfica à cabeça (15 jogadores), seguido pelo Inter de Milão (15), FC Porto e Gil Vicente (ambos com 14).

Fonte: http://www.publico.pt

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.