32% DOS COMPUTADORES DE TODO O MUNDO ESTÃO INFECTADOS
Segundo relatório da PandaLabs, cerca de 32% dos computadores de todo o mundo estão infectados por malwares. Certamente um número muito alto e que chama a atenção.
O número de ameaças online no banco de dados da Panda em 2012 foi de 125 milhões. O número de pragas virtuais criadas a cada dia chega a ultrapassar a casa dos 70 mil sendo que desses, os trojans representando a maioria. O relatório aponta ainda que o grande aumento dessas pragas deve-se principalmente pelo uso de kits automatizados como o Black Hole.
Em relação aos locais com maior número de contaminação, como sempre a China está no topo da lista com 55% dos computadores estão infectados, seguido pela Coreia do Sul com 54% e Taiwan com 42%.
O Brasil está na “média”, com 32% dos computadores analisados infectados.
A PandaLabs revelou ainda que os principais alvos dos criminosos são os softwares populares como Java, Adobe Acrobat Reader e Flash.
O Java que é instalado em milhões de dispositivos, frequentemente sofre ataques graças às suas múltiplas falhas de segurança.
Como já era esperado, o estudo apontou também que as redes sociais estão na mira de cibercriminosos pois a partir delas é fácil enganar utilizadores menos avisados.
O Skype que agora substituiu o velho MSN/Messenger também é um alvo que deverá ser muito explorado.
É também de citar o sistema Android do Google que se tornou dominante em smartphones e está sendo utilizado também por Smart TVs. Certamente passará a ser um dos principais alvos de ataque nos próximos anos. O relatório completo pode ser consultado neste link.