Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

O SEU FACEBOOK FOI ATACADO? SIGA ESTES PASSOS

22.02.13 | Antonio Gralhas

Sabia que o Facebook disponibiliza ferramentas para o ajudar caso a sua conta seja atacada?

E sabia que pode aumentar a segurança da sua conta exigindo a autenticação, via telemóvel, quando tenta fazer login num PC desconhecido?

 

 

Facebook-Like-or-Dislike.jpeg

 

Existem várias medidas que pode ter em conta para evitar que a sua conta de Facebook caia nas mãos de um hacker. Mas caso o pior aconteça e a sua conta comece a publicar links para sites poucos aconselháveis, aqui ficam algumas dicas para o ajudar a resolver o problema.

 

Alvo de hackers

Se não conseguir entrar na sua conta pelos piores motivos (hacking), o Facebook disponibiliza um local onde pode reclamá-la: dirija-se a www.facebook.com/hacked e siga as instruções.

 

Mude a sua password

Se suspeitar que foi alvo de phishing ou que alguém tem acesso à sua conta, pode começar por mudar a password do Facebook.

No canto superior esquerdo, clique na roda dentada e escolha Definições de conta. À partida, irá aparecer a página Geral (pode confirmá-lo à esquerda) onde tem a possibilidade de alterar a sua password. Escolha uma complexa, com números e símbolos, e evite palavras, dado que estas são fáceis de adivinhar.

 

Exija autenticação via telemóvel

Uma das formas de aumentar a segurança da sua conta de Facebook é exigir a introdução de um código de acesso gerado no momento e enviado para o telemóvel. Deste modo, mesmo que alguém saiba a sua password e tente o acesso num computador não autorizado, não poderá continuar.

Active esta funcionalidade em Definições de conta > Segurança > Aprovações de acesso.

 

Remova apps problemáticas

Por vezes, os links para sites menos aconselháveis começam a aparecer na nossa feed de notícias depois de autorizarmos uma app.

Para verificar todas as aplicações que estão autorizadas pode dirigir-se a Definições de conta > Aplicações. Aqui, aparece uma lista de todos os programas e apps que têm acesso à conta, por ordem cronológica de utilização. Caso alguma lhe pareça suspeita, apague-a.

 

Cuidado com links e pedidos de amizade

Como sempre, use o bom senso antes de clicar em links ou aceitar pedidos de amizade.

Mesmo quando vemos links colocados por amigos, devemos pensar um momento antes de clicar, principalmente se o post aparecer de forma automática e sem qualquer tipo de comentário extra de quem o colocou.

 

Antivírus

Se tudo o resto falhar, é provável que tenha o PC infectado.

É importante manter o seu antivírus actualizado. E já não há a desculpa de não ter dinheiro para um antivírus, dado que existem várias soluções gratuitas que são bastante boas. Avira, AVG, Microsoft Security Essentials são apenas alguns dos exemplos.

 

Fonte: exameinformatica

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.