HOJE ACORDOU MAIS TARDE? NÃO TEM PROBLEMA! PORQUE HOJE CELEBRA-SE O DIA MUNDIAL DO SONO
Se você adormeceu e acordou hoje mais tarde, não se sinta mal por isso. Porque hoje, dia 15 de Março, celebra-se em todo o mundo o Dia do Sono. Portanto, é uma boa desculpa para apresentar ao seu chefe.
É um alerta mundial importante. É uma celebração do sono e uma chamada de atenção para para certos temas ligados a si como a saúde, educação e até a condução.
Investigadores têm mostrado que muitos dos adultos mais velhos têm dificuldade em obter uma noite bem dormida. É muito importante dormir um sono descansado, para dar tempo ao nosso corpo de carregar baterias.
É importante um bom sono para uma boa velhice.
Importante para o nosso sistema cardiovascular, endócrino e um sono saudável é também importante para uma boa saúde mental.
Agora, vá, não exagere e durma demais. Amanhã já é fim-de-semana, tem todo o tempo do mundo para dormir mais.
Mais informações acerca deste evento:
O Dia Mundial do Sono, celebrado a 15 de março, é um evento anual que pretende ser uma celebração do sono e uma chamada de atenção para questões associadas ao sono, que incluem a medicina, a educação, aspetos sociais e a condução.
Organizada pela Associação Mundial da Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine - WASM), em 2013, o lema da data comemorativa é "Sono de Qualidade - Envelhecimento Saudável" (Good Sleep, Healthy Aging) que chama a atenção para queixas comuns de distúrbios do sono em adultos e idosos. Dormir bem é possível em qualquer idade e é de vital importância para a manutenção da saúde.
De acordo com a WASM, aproximadamente 50% dos idosos relatam dificuldade para dormir. Mas os problemas do sono nessa fase da vida não ocorrem por causa do envelhecimento em si, está mais relacionado a outras condições que podem acompanhar o envelhecimento, tais como:
- Distúrbios respiratórios;
- Alterações do ritmo circadiano;
- Doenças médicas e psiquiátricas;
- Uso excessivo de medicamentos.
O sono de má qualidade não significa apenas que a pessoa acometida se irá sentir cansada e sonolenta durante o dia seguinte. Existem consequências mais graves relacionadas com a saúde geral e o bem-estar. Vários estudos têm demonstrado que os distúrbios do sono contribuem para a diminuição da qualidade de vida e podem desencadear sintomas de depressão e ansiedade, tempo de reação mais lento, problemas de memória, problemas com equilíbrio e risco aumentado para quedas e até mesmo a morte.
Em Portugal, no contexto da celebração do Dia Mundial do Sono 2013, a Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono (APCMS) desenvolveu duas brochuras informativas sobre: sono e higiene do sono e sonolência ao volante. As brochuras, a serem distribuídas em versão impressa e versão web, durante a semana de 11 a 16 de março, têm o apoio da WASM.
O Dia Mundial do Sono foi lançado a 14 de março de 2008, com o objectivo de reduzir os danos provocados por desordens do sono, na sociedade, através da aposta na prevenção e no tratamento.
Fonte: Portal da Saúde
Descarregue a brochura sobre o Sono AQUI Sobre o Sono e a Condução AQUI