Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

COMO EXPERIMENTAR A GRAVIDADE ZERO

15.07.13 | Antonio Gralhas

A Agência Espacial Europeia lançou um concurso para seleccionar um cidadão adulto europeu que queira experimentar a ausência de gravidade num voo parabólico de avião.

Qualquer português pode concorrer até 21 de julho.

 

O interior do avião ZERO-G da Agência Espacial Europeia, durante um voo parabólico onde foram feitas várias experiências científicas. O avião fez 30 parábolas e a viagem durou três horas. Cada parábola demorou um minuto e permitiu 20 segundos de microgravidade.

 

O concurso pretende seleccionar uma pessoa saudável com mais de 18 anos que queira experimentar o ambiente de gravidade zero provocado por um voo parabólico de avião.

Os resultados do concurso serão conhecidos no final de agosto e o voo está marcado para 25 de outubro em Bordéus (França), podendo competir qualquer cidadão com mais de 18 anos que resida num dos 19 estados-membros da ESA, o que inclui Portugal.

Os concorrentes têm de responder a um questionário e devem estar em boas condições de saúde, mas o vencedor só fará o voo parabólico de avião depois de passar num exame médico rigoroso.

Num voo parabólico do "Zero-G", cada subida e descida da do avião na rota em forma de parábola proporciona 20 segundos de ausência de gravidade ou de gravidade muito reduzida (microgravidade) aos seus passageiros, podendo totalizar até 10 minutos em várias parábolas.

Uma rota típica em forma de parábola demora 65 segundos e começa nos 7000 metros de altitude, com o avião a subir num ângulo de 45 graus até aos 10.000 metros, descendo depois com a mesma inclinação até à altitude inicial. A velocidade do avião chega a ultrapassar aos 1000 km por hora. 

Para concorrer ao "After Earth" basta aceder ao site:

http://www.esa.int/ESA/Competition/After_Earth_competition_rules

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.