Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INTERNET PARA TODOS

dicas úteis, downloads, jogos, fotos, curiosidades, música, videos...todo o conhecimento é para ser partilhado!

Antes de mudar de tv, veja aqui quais as diferenças entre LCD e Plasma?

09.06.09 | José Coelho

Se decidiu mudar de televisão, mas não sabe se deve optar por um LCD ou um plasma, este artigo é para si.

 

Embora as diferenças entre as duas tecnologias sejam cada vez menos significativas, revelamos-lhe, com a ajuda de António Alves, técnico da DECO, os pontos fortes e fracos de ambas.

 

O primeiro passo consiste em medir a distância entre o sofá e o local onde colocará o aparelho. Um estudo realizado pela DECO concluiu que a distância ideal ronda três vezes a diagonal do ecrã. Assim, para um ecrã de 42 polegadas (107 centímetros) é aconselhável estar a cerca de 3,2 metros do televisor; no caso de um aparelho de 32 polegadas (82 centímetros) a distância deverá ser de 2,5 metros.

 

Descubra as diferenças

A resolução elevada do ecrã, só por si, não dá qualquer garantia de qualidade de imagem. «A eficiência dos aparelhos depende sobretudo da qualidade com que efectua o processamento digital de vídeo e da forma como executa a adaptação da resolução do sinal de vídeo que recebe (PAL com 576 linhas) para a resolução do ecrã (normalmente de 768 ou 1080 linhas)», explica António Alves.

E a este nível, LCD e plasma são muito similares. «As diferenças estão em aspectos, como o consumo eléctrico, ângulo de visão, nível de luminância e reflectividade dos ecrãs», acrescenta.

 

Analise as dissemelhanças e depois faça a sua escolha:

 

Ângulo de visão
O plasma oferece ângulos de visão muito mais amplos, praticamente o dobro do oferecido pelos aparelhos LCD. No entanto, existem alguns ecrãs LCD com a tecnologia IPS (In Plane Switching), cujos ângulos de visão são já próximos dos primeiros.

 

Luminância (cd/m2)
Quanto mais baixo o valor de luminância, mais dificuldades haverá em conseguir visionar a imagem em locais com bastante luz ambiente. O plasma neste aspecto é bastante inferior ao LCD.

 

Reflectividade do ecrã
Depende sobretudo do acabamento do revestimento do ecrã. No entanto, os modelos plasma que existem no mercado são bastante mais reflectivos que os LCD.

 

Consumo eléctrico
Para a mesma diagonal de imagem, os aparelhos plasma possuem consumos eléctricos em funcionamento, em média, 50 por cento mais elevados.

 

Pense já na Televisão Digital Terrestre

Até 2012, a Televisão Digital Terrestre entrará nas nossas casas. As emissões analógicas serão substituídas pelas digitais, levando ao aparecimento de novos conteúdos e canais com maior qualidade de imagem e som.

 

Se não tiver um aparelho equipado com um sintonizador digital terrestre, terá que adquirir um conversor de sinal (Step-Top Box), compatível com todos os televisores que tiverem uma entrada SCART ou HDMI.

 

via: mulher.sapo.pt

 

 

Colabore neste blog. Envie as suas dicas e sugestões para:

 

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão imediatamente apagados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.